PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
PAINÉIS – 19 de julho (15h – 17h)
LOCAL: Pátio da Faculdade de Letras;
- · Os proponentes devem verificar na lista de trabalhos aprovados, divulgada no site do ENEL, o número de seu trabalho e identificar o local a ser apresentado;
- · Proponentes que tenham outros trabalhos no mesmo horário (oficina, comunicação ou minicurso) devem informar a um representante da Comissão Acadêmica ou pelo email qual foi inscrito o trabalho, para que seja realizada a troca de horários para apresentação de um dos trabalhos;
- · Demais casos devem ser levados a Comissão Acadêmica para análise.
COMUNICAÇÃO – 18 de julho (16h – 18h30min)
LOCAL | TÍTULO DO TRABALHO | PROPONENTE (S) |
SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS | A CRÍTICA-FICÇÃO EM CAPITU: MEMÓRIAS PÓSTUMAS | Rosângela Aparecida Cardoso (UFG) |
O CAMINHO PELA PSIQUE DO HOMEM EM MACHADO DE ASSIS | Maisa Sousa Silva (UEG) José Elias Pinheiro Neto (UEG) | |
A AUDÁCIA DESTE HOMEM: AS LEITURAS FICCIONAIS DE DOM CASMURRO | Daniel Baz dos Santos (FURG) | |
“AÍ VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS”: NOSTALGHÍA E REMINISCÊNCIA EM DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, E CAPITU, DE LUIZ FERNANDO CARVALHO | Lara Luiza Spagnol Oliveira (UFMG) | |
O DEFUNTO – AUTOR EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS | Ludquellen Braga Dias (UFBA) Luana Lise Carmo da Solidade (UFBA) | |
AS FORMAS EMBRIONÁRIAS DE O GUARANI E IRACEMA EM AS “CARTAS SOBRE A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS” E A IMPORTÂNCIA DESTAS NA FORMAÇÃO DE NOSSA NACIONALIDADE LITERÁRIA | Sandra Mara Alves da Silva (UFC) | |
LITERATURA E GEOGRAFIA: TRANSDICIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA NO ESTUDO DE MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO | José Elias Pinheiro Neto (UEG) | |
MULHERES E A NARRATIVA ESPANHOLA CONTEMPORÂNEA | Daniel Carlos Santos da Silva (UFPR) | |
REPRESENTAÇÕES DE IEMANJÁ EM MAR MORTO : O DESEJO PELA FIGURA MATERNA E DA MULHER | Fernando Bernadelli dos Santos (UFU) | |
EVA, LUÍZA E ELAS - OS DESEJOS FEMININOS REPRIMIDOS E A MALDADE | Larisse Carvalho de Oliveira (UFC) | |
SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS | HOLOCAUSTO CANIBAL – CONDICIONAMENTO CULTURAL DA CONCEPÇÃO DE VIOLENCIA GRATUITA NA AVALIAÇÃO DE PRODUÇÕES MIDIÁTICAS | Vanessa Oliveira de Jesus (UFBA) |
A NEGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DOS PERSONAGENS EM LORD OF THE FLIES PARA ENFRENTAR A REALIDADE | Dieyson Costa (UFC) | |
A CIDADE ENQUANTO ESPAÇO SÍGNICO: ESTUDO DE CASO EM SILENT HILL | Bruno Oliveira Tardin – (UFV) | |
O INTERTEXTO RELIGIOSO EM LAVOURA ARCAICA: AS RELAÇÕES HÍBRIDAS ENTRE CRISTIANISMO E ISLAMISMO | Cristiane Fernandes da Silva (UFG) | |
A LITERATURA DOS ROMANCES-FOLHETINS COMO RIQUEZAS NA BELLE-ÉPOQUE DE BELÉM DO PARÁ | Maina Salén Correia Pereira (UFPA) Diogo Luan Uchôa da Luz (UFPA) | |
A MORFOLOGIA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS | Maitana Tavares (FURG) Twyne Ramos (FURG) | |
AS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DE ILHÉUS NA OBRA GABRIELA, CRAVO E CANELA DE JORGE AMADO | Flávia Dantas Rodrigues (UESC) | |
REVOLUÇÃO E IDENTIDADE EM LA BAIE D'ALGER, DE LOUIS GARDEL | Jorge Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA) | |
SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS | O SIMULACRO E O GÊNERO REPORTAGEM NO VESTIBULAR | Gislane Kátia Tessarolo (UFG) |
O DESEMPENHO DE UM ETIQUETADOR MORFOSSINTÁTICO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DAS CINCO REGIÕES DO BRASIL | André Chaves Santiago (UFC) Roberto Lopes da Silva Filho (UFC) | |
CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATÉRIAS DOS JORNAIS ‘O LIBERAL’ E ‘DIÁRIO DO PARÁ’ | Kleiton Luiz Nascimento Reis (UFPA) | |
LEITURAS INTERDISCIPLINARES: UMA PRÁTICA PARA SUBSIDIAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO CURSO DE LETRAS | Wesley Lima Santos (UFV) | |
SANGUE SEM DONO E HISTÓRIAS HÍBRIDAS DE UMA SENHORA DE RESPEITO: DA AUTOFICÇÃO À AUTOBIOGRAFIA DE CARMEN DA SILVA | Alexandre Pinto da Silva (FURG) | |
FENÔMENOS SEMÂNTICOS DAS TIRAS DE MAFALDA: OS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER | Jéssika Aline de Lima Paulino (UEPB) Mayara Barreto Arruda (UEPB) | |
SALA 5 - FACULDADE DE LETRAS | BEST-SELLER: ABORDAGENS DA LITERATURA DE MASSA EM SALAS DE AULA | Renato de Oliveira Dering (UFV) |
LENDO O LEITOR: RELAÇÕES DE LEITURA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO | Mario Fausto de Oliveira Neto (UFBA) | |
NOVOS MÉTODOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTEÚDO VERSUS DINAMIZAÇÃO EM SALA DE AULA | Francisco César Costa Lins (UEPB) Robson Silva Ribeiro (UEPB) | |
AS QUESTÕES DE COMPREENSÃO/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NOS LDP: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR | Alexsandra Silva Ramos (UFPE) | |
AS MARCAS DO CINEMA NA LITERATURA | Manoel da Lapa Fonseca da Silva (UNEB) | |
O CINEMA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS | Alexsssandro Ribeiro Moura (UFG) | |
NO LIMITE DO HIPERESTÍMULO: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O INDIVÍDUO PÓS-MODERNO NA ERA DO 3D | Caroline Anielle S. B. Pires (UFG) | |
OFICINAS DE LITERATURA EM SALA DE AULA: POR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA | Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU) | |
SALA 6 - FACULDADE DE LETRAS | ENXERGANDO ALÉM DAS FRONTEIRAS DA VISÃO FISIOLÓGICA: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE LEDORES E LEITORES. AÇÕES DO PIBID/ CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM | Daniela de Almeida Assunção (UFG) Elizabeth Morena do Nascimento (UFG) |
MACAPACARANA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E (SOCIO)LINGÜÍSTICA AO RECONHECIMENTO DAS IDENTIDADES CULTURAIS DO POVO AMAPAENSE | Romário Duarte Sanches (IESAP / UNIFAP) | |
A UNIDADE DE SENTIDO NAS SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LÍNGUA | Robson Borges Rua (UFPA) | |
A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE SURDOS E OUVINTES: LINGUAGEM ORAL X LINGUAGEM DE SINAIS | Adriane Maciel Moura (UFPA) Ana Paula Almeida Barros (UFPA) Juliana Almeida Barros (UFPA) Roberta Gysane de Lima Pureza (UFPA) | |
A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E ANÁLISE EMPÍRICA | Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA) Raimundo Silva Neto (UEPA) | |
SOCIOSSEMIÓTICA DA DIALÉTICA ENTRE OUVINTES E SURDOS | José de Sousa Silva (UFG) | |
SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS FATORES GÊNERO E ESCOLARIDADE EM ENTREVISTAS SOCIOLINGUÍSTICAS | Clara Coelho Mangolin (UNICAMP) | |
EMPRÉSTIMO POR TRANSLITERAÇÃO DA LETRA INICIAL EM LIBRAS | Kelly Francisca da Silva Brito (UFG) Lucas Eduardo Marques Santos (UFG) Aline Silva Moreira (UFG) | |
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO E SUAS FACETAS NO ENSINO | Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA) | |
CONTRASTES FONOLÓGICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DE (IN)DEPENDÊNCIA NA ESTRUTURA LINGUÍSTICA | Camila Fernandes dos Santos (UFRB) Judite Araújo dos Santos (UFRB) Robevaldo Correia dos Santos (UFRB) | |
SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS | ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ENTRE HOMENS E MULHERES | Inocêncio Pinto de Araújo Júnior (UFC) Rafael Evaristo Faustino (UFC) |
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SURDEZ: PRÁTICAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CRIANÇAS SURDAS | Renata Santana Silva (UFPA) | |
ESTRUTURA SILÁBICA DA LÍNGUA KATUKINA (PÁNO) | Flávia Leonel Falchi (UFG) | |
DICIONÁRIO DE TERMOS DA FAUNA DA COMUNIDADE INDÍGENA ARAWETÉ | Gabriel Pereira Rodrigues (UFPA) | |
VARIAÇÃO LEXICAL DO VOCÁBULO HOMOSSEXUAL (MASCULINO) EM SÃO LUÍS –MA | Theciana Silva Silveira (UFMA) Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA) | |
A TRADUÇÃO DO TU E DO VOUS: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA SÓCIO-CULTURAL NO LIVRO LE TESTAMENT DU PEUPLE DES ABRES | Everton da Silva Oliveira (UFPB) Tainá Telles Cardoso (UFPB) | |
EDIÇÃO DE CARTAS BAIANAS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: CONSTITUINDO CORPUS PARA ESTUDO DA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO | Maiany Soares de Oliveira (UEFS) | |
SISTEMA VOCÁLICO DO PORTUGUÊS FALADO BELÉM DO PARÁ: ANÁLISE EXPERIMENTAL | Ana Carolina Reis da Silva (UFPA) Érica do Socorro Barbosa Reis (UFPA) | |
LÍNGUA E CULTURA: A RELIGIOSIDADE EXPRESSA NO LÉXICO DAS NARRATIVAS DE MORADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO) | Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG) | |
SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS | A VARIAÇÃO DOS RÓTICOS EM POSIÇÃO DE CODA FINAL NO PORTUGUÊS DE ANGOLA | Thamíris Santana Coelho (UEFS) |
O OBJETO NULO NO PORTUGUÊS DE ANGOLA | Jacilene da Silva Souza (UEFS) | |
O USO DAS VARIANTES /ãw/ ~ /õw/ ~ /õ/ NA FALA DA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS NO INTERIOR DO PARÁ | Lígia Pinheiro Negrão (UFPA) | |
EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO DE LACUNAS: UM INSTRUMENTO PARA ANALISAR O ABAIXAMENTO DAS VOGAIS ALTAS | Veronica Santos do Amaral (UFPEL) | |
O ESTUDO DE REGISTROS E ESTILOS LINGUÍSTICOS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | Rafael da Silva Queiroz (IFPA) | |
CONTRIBUIÇÕS GERATIVISTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Junia Lorenna da Silva (UnB) | |
COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL NO PORTUGUÊS MODERNO: ORAÇÕES FINITAS OU INFINITIVAS? | Isabela Gennari de Souza (UnB) | |
O EMPREGO DO SUFIXO ÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDÉIA DE POPULAR, EM SÃO LUÍS (MA) | Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA) Michelle Aranha Coelho dos Santos (UFMA) | |
A INFLUÊNCIA DO ASPECTO VERBAL NA RESOLUÇÃO DE ANÁFORAS PRONOMINAIS NA LÍNGUA PORTUGUESA | Vanessa Pinha (UFMG) Mahayana Cristina Godoy (UNICAMP) | |
SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS | AGENTE DE LETRAMENTO: COMO SE FORMA NA UNIVERSIDADE? CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID PARA A FORMAÇÃO DO AGENTE DE LETRAMENTO | Ailton Pereira Junior (UFSC) Suziane Mossmann (UFSC) |
ALFABETIZANDO CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DE CARNAUBAL (MUNICÍPIO DE HORIZONTE/CE) | Lucas Melgaço da Silva (UFC) Ana PaulaVasconcelos de Oliveira Tahim (UFC) | |
FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR | Francisco José Corrêa de Araújo (UFPA) | |
O OUTRO ANTERIOR E OS SUJEITOS DO FUTURO: REFRAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS | Julia Izabelle da Silva (UFG) | |
LÍNGUA(GEM) E SOCIEDADE: RECORTES TEÓRICOS SOBRE LÍNGUA E CLASSE SOCIAL | Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG) Valdisnei Martins de Campos (UFG) | |
DO ORAL PARA O ESCRITO: O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA | Monalisa Teixeira da Costa (UFC) | |
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA - NA ESCOLA: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO | Daniel Ribeiro Rego (F. FORTIUM) Wilder Fernando Pereira (F. FORTIUM) | |
A RECEPÇÃO DE MICHELINY VERUNSCHK NA SALA DE AULA | Claudine Faleiro Gill (UFG) | |
ANÁLISE DO FOCO NARRATIVO NA CANÇÃO-CRÔNICA “QUANDO O SAMBA ACABOU”, DE NOEL ROSA | Rafael Souza Simões (UFG) | |
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS | A MULHER NO TROVADORISMO E NO ARCADISMO PORTUGUÊS | Élen da Costa Cardoso (FURG) |
FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA | FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA Gustavo Ewerson da Rocha Balbino (UFC) | |
A CRÍTICA AO CAPITALISMO EM OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO | Rodrigo Machado (UFV) | |
EM BUSCA DE UM FUTURISMO EM ÁLVARO DE CAMPOS | Gladson Fabiano de Andrade Sousa (UFMA) Alexandre Carlos Silva Pereira (UFMA) | |
CONSTRUINDO A MULHER, NOS LIVROS “NAS TUAS MÃOS”, DE INÊS PEDROSA E, “O VALE DA PAIXÃO”, DE LÍDIA JORGE | Gláucia da Silva Cosme (UFPEL) | |
AS SOMBRAS DE REIS BARBUDOS NAS SOMBRAS DA DITADURA | Maria Jacinta dos Santos Costa (UFRR) Suraj Khemeraj (UFRR) Simone dos Santos (UFRR) | |
A PAIXÃO TRISTEZA EM “EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ” DE VINÍCIUS E JOBIM | Isadora Massad Giani Pinheiro (UFG) | |
ESCRITA EM LIBERDADE: O FAZER METAFICCIONAL DE SILVIANO SANTIAGO | Luciene Araujo de Almeida (UFG) | |
A ESCOLA COMO LOCAL DE ASSIMILAÇÃO: UM PARALELO ENTRE “A MENINA VITÓRIA”, DE ARNALDO SANTOS, E “ON SEEING ENGLAND FOR THE FIRST TIME”, DE JAMAICA KINCAID | Paulo Roberto Olmedo dos Santos (FURG) | |
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS | LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS E GÊNEROS TEXTUAIS: UM LEVANTAMENTO DOS GÊNEROS PRESENTES NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA | Maria Letícia Martins Campos Ferreira (UFG) |
LIVRO DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER | Priscila Sousa (UFSC) Natássia Alano (UFSC) | |
O ENSINO DE CULTURA E LÍNGUA INGLÊSA PARA TERCEIRA IDADE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS | Lucas Araujo Chagas (UFU) | |
REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE LETRAS ESPANHOL | Lucas Barbosa de Melo (UnB) Adriana Machado de Oliveira (UnB) | |
A RELAÇÃO APRENDIZ DE LE, INTERNET E APRENDIZADO AUTÔNOMO EM INGLÊS INSTRUMENTAL | Patrícia Verônica Moreira (UFG) | |
O USO DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LE | Yashmin Michelle Ribeiro de Araújo (UFC) | |
POR UM APRENDIZADO AUTÔNOMO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | Diego Goulart Machado Silva (UFG) | |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UM NOVO MODELO PARA O ENSINO DA LÍNGUA | Réginne Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA) | |
LA LITERATURA COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL EN EL APRENDIZAJE DE E/LE | Daniele Mendonça de Paula Chaves (UFPA) Cleissiane de Carvalho Araújo (UFPA) | |
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS | ESCOLA, HOMOFOBIA E BULLYING: O QUE OS ESTUDOS QUEER TÊM A VER COM ISSO? | Ailton de Santana (UNEB) |
O PROGRAMA PIBID E O NOVO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: APRENDIZADO E EVOLUÇÃO | Ruan Carlos Teles de Araújo (UFS) | |
ESMERALDA RIBEIRO E LIMA BARRETO: UM DIÁLOGO SEM SEGREDOS | Fabiana dos Santos Sousa (UFPI) | |
CHAPEUZINHO VERMELHO?... EU JÁ OUVI ESTE CONTO!: A CONSTRUÇÃO DO JOGO SEDUTOR ENTRE OS PERSONAGENS | Thereza Cristine Santos Costa (UFAL) Adilane dos Santos Farias (UFAL) | |
RÚTILO NADA: UMA LEITURA ERÓTICA | Alexandre Santos Ribeiro Coutinho (UFBA) | |
A ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS | Anderson Amaral de Oliveira (UFSM) | |
INCLUSÃO AO INVERSO | Denise Raquel Klein (UNINTER / FACINTER) Lisnara Pra Zandonato (UFRGS) Suzana de Fátima Fardin Berto (UNISC) | |
INTERNET E LEITURA CRÍTICA DAS MÍDIAS PARA SURDOS | Fernanda Bonfim de Oliveira (UFG) Jéssie Rezende Araújo (UFG) Lira Matos Martins (UFG) Thainã Miranda Oliveira (UFG) | |
DIRETRIZES E EXTREMO NORTE: DIÁLOGOS DALCIDIANOS | Luciana Moraes dos Santos (UFPA) | |
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS | A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA | Patricia Viviane Santos Flexa (IFPA) |
UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HEDÔNICA | Wellington Freire Machado (FURG) | |
UM PENSAR SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE CURSO BASEADO EM TAREFAS INSERIDO NO TEMA “CULTURA AFRICANA” PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Lidiana Rocha Amaral (UFU) | |
O RESGATE DO IMAGINÁRIO POPULAR DA CIDADE DE BARREIRAS/BAHIA NOS CORDÉIS DE PAULO HOLANDA | Ana Erica Reis da Silva (UNEB/UFG) | |
TRANSGRESSÃO FEMININA E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS NO CONTO "RESPOSTA", DE HELENA PARENTE CUNHA | Arlete Miranda Amâncio (UNEB) Ailton de Santana (UNEB) Claudenir dos Santos Costa (UNEB) | |
A OBRA DE CAMPOS DE CARVALHO E ATUALIDADE DA CRÍTICA LITERÁRIA | Wanessa Damasceno Moreira (UFG) | |
CINEMA E LITERATURA: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA | Lemuel da Cruz Gandara (UFG) | |
DENÚNCIA SOCIAL EM “A SELVA” E “TRÊS CASAS E UM RIO” | Raiza Wallace Guimarães da Rocha (IFPA) | |
ANALISE CRÍTICA DA PERSONAGEM ANA DAVENGA, CONTO HOMÔNIMO DE CONCEIÇÃO EVARISTO | Ana Ximenes Gomes de Oliveira (UFPB) Mônica Rafaella Gonçalves de Andrade (UFPB) Simeia de Castro Ferreira Neves (UFPB) | |
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS | O ESTUDO COMPARADO ENTRE CANTIGAS MEDIEVAIS E CORDÉIS | Ana Paula Santos Sarmanho (IFPA) Brenda Tuany Pacheco Dias (IFPA) Samantha dos Santos Mendes (IFPA) |
TRÊS IMAGENS DE MARIA E O PAPEL SUBVERSIVO DO GÊNERO NO SAGRADO NAS OBRAS DE MARINA COLASANTI E JOSÉ SARAMAGO | Ana Beatriz Peres de Sousa (UFG) | |
PERCURSO DO SUJEITO LÍRICO NA TRADIÇÃO POÉTICA OCIDENTAL: IDADE MÉDIA | Gabriella Batista Neves Martins (UFG) | |
A DESCONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS BÍBLICOS EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO | Matheus Silva Vieira (UFC) | |
A MODALIZAÇÃO DO ESTILO ÉPICO: POR OS LUSIADAS, DE CAMÕES, E PELA INVENÇÃO DO MAR DE GERARDO MELLO MOURÃO | Pedro Henrique Andrade de Faria (UFG) | |
A MULHER NA SOCIEDADE, O DESEJO E A INTERDIÇÃO NA OBRA ''A CARNE'', DE JULIO RIBEIRO | Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI) Edilson Lima Ribeiro (UESPI) | |
VIVER É SOFRER: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DE “CÁRCERE DAS ALMAS”, DE CRUZ E SOUSA | Saulo Lopes de Sousa (UEMA) | |
O PHÁRMAKON DA LITERATURA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR NOS DIÁRIOS DE KATHERINE MANSFIELD | João Gonçalves F. Christófaro Silva (UFMG) | |
A PRESENÇA DO ÉPICO E A CONSTRUÇÃO DO BRASIL EM MARTIM CERERÊ | Jackson da Silva Diniz (UFG) | |
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS | ENTRE O PENSAMENTO E A AÇÃO: COGNIÇÕES DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA | Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU) |
ENSINO DE INGLÊS, ESCOLA PÚBLICA E A WEB: TECENDO NOVAS REDES DE APRENDIZAGEM | Silvana Laurenço Lima (UFG) | |
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA RELAÇÃO DE PODER | Witallo da Cruz Fontineles (UFC) | |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES | Moisés Santos Silva (UNEB) | |
PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ENTRETEXTOS | Camila Nascimento Lima Silva (UFMA) Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA) Sâmia Cristina Martins Silva (UEMA/UFMA) | |
OS QUADRINHOS: UM GÊNERO QUE FAZ HISTÓRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Vanessa Raquel da C. Furtado (UFPI/UESPI) | |
MESA DE DISCUSSÃO ACADÊMICA: | ||
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS | FILOSOFIA, ARTE E HISTÓRIA: AS INFLUÊNCIAS DO ROMANTISMO ALEMÃO | Cleyton de Sousa Braga (UEMA/UFMA) Edilson Vilaço de Lima (UFMA) Thierry Victor França Castelo Branco. (UFMA) |
| | |
PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
COMUNICAÇÃO – 19 de julho (16h – 18h30min)
SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS | CRENÇAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO SOBRE OS ESTUDOS CANADENSES | Cristiane Manzan Perine (UFU) |
INFLUÊNCIA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO | Moisés Santos Silva (UNEB) | |
VOZ DA AMÉRICA: APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO | Nayana Brito de Almeida (UFPA) Shislaine Mary Carvalho da Silva (UFPA) | |
DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM JAMARY DOS PRETOS – TURIAÇU – MA | Claudemir Sousa (UFMA) | |
DISCURSOS IDEOLÓGICOS EM PERSONAGENS DE WALT DISNEY: UMA ANÁLISE CRÍTICA | Habner Jose de Araujo Costa (UEG) | |
O PERCURSO EPISTEMOLÓGICO DA METAFÍSICA NOS CONSTRUTOS ACERCA DA LINGUAGEM | Jesiel Soares Silva (UFG) | |
VANGUARDA ARTÍSTICA JAPONESA E O TEATRO DE ANTUNES FILHO | Thiago Souza Matos (UEFS) | |
SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS | UMA PONTE ENTRE SÉCULOS: ECOS DA DIVINA COMÉDIA NOS VERSOS SATÂNICOS DE MARANHÃO SOBRINHO | Gustavo Augusto de Abreu Clevelares (UERJ) |
FERRÉZ: UMA ESCRITA DE RESISTÊNCIA | Carlianne Paiva Gonçalves (UFG) Michel S. do Carmo (UFG) | |
O RECONHECIMENTO ARISTÓTELICO NA TRAGÉDIA COÉFORAS DE ÉSQUILO | Caroline Sandrise dos Santos Maia (UFPB) | |
JOSUÉ GUIMARÃES EM TRÊS TEMPOS | Pedro Afonso Barth (UPF) Marisete Tramontina Beltrame (UPF) | |
A TRAGÉDIA EM CENA: ASPECTOS DA VINGANÇA EM MEDÉIA E DOGVILLE | Álvaro Pedro Carvalho Magalhães (UFBA) | |
O DUPLO EM WILLIAN WILSON REFLETIDO EM CLUBE DA LUTA | Luiz Gustavo Moreira Melo (UEMA) Priscila Nunes Costa (UEMA) Priscilla Saiuri Galeno de Lima (UEMA) Raíssa Lins Sousa (UEMA) | |
A “TRANSMUTAÇÃO” NO TROVADORISMO E ARCADISMO COMO CARACTERISTICAS DE UM PERIÓDO HISTÓRICO | Simoni Machado Gomes (FURG) | |
O SERTANEJO EM: "A TRISTE PARTIDA", DE PATATIVA DO ASSARÉ | Arusha Kelly Cravalho de Oliveira (UFC) | |
SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS | A ÁGUA NO CAPITULO IV DE MACUNAÍMA: UMA FONTE DE TRANSFORMAÇÃO | Gleubia da Silva Sousa (UFPA) |
O PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO CAPÍTULO XV DE MACUNAÍMA | Karina Paraense de Souza (UFPA) | |
NOITE NA TAVERNA, CONTOS FANTÁSTICOS: FANTASMAS E AVENTUREIROS, MULHERES E DEMÔNIOS, AMOR E MORTE | Rogério de Albuquerque Guimarães (UEPB) Maria Simone da Cunha Almeida (UEPB) | |
ASPECTOS TEÓRICOS, FÍSICOS E CULTURAIS DA PAISAGEM NA LITERATURA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO | Márcia Cabral Ribeiro (UEG) José Elias Pinheiro Neto (UEG) | |
A DEMANDA DO SANTO GRAAL: UM MITO DE DISCURSO MEDIEVO | Camila Nascimento Lima Silva (UFMA) Thiago Victor Araújo dos S. Nogueira (UFMA) | |
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES DE EMILY BONTË: UMA BREVE ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO ROMANCE | Cristiane Viana da Silva (UESPI) | |
A CONCEPÇÃO DE MORTE EM HUMBERTO DE CAMPOS | Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA) Veronice da Silva Ramos (UFMA) Carla Xavier Costa (UFMA) | |
"O ANTILIRISMO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: A PALAVRA CONCRETA EM O CÃO SEM PLUMAS" | Ana Karolina Nascimento dos Santos (UFMA) Priscila Fernanda Gomes da Silva (UFMA) | |
SALA 5 – FACULDADE DE LETRAS | NIETZSCHE E A LITERATURA | Lucas de Jesus Santos (UFBA) |
CRÍTICA E SUBJETIVIDADE | Fernando Marinho Ferreira (UFG) | |
CRÍTICA LITERÁRIA: ENTRE CIÊNCIA E ARTE | Pauliany Martins (UFG) | |
APONTAMENTOS PARA UMA POÉTICA DA VOZ | Olliver Robson Mariano Rosa (UFG) | |
DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE: O HERÓI TRÁGICO E SUA JORNADA | Reinaldo Silva Santana (UFPA) | |
NOVE NOITES: UM ROMANCE CONSTRUÍDO A PARTIR DE MEMÓRIAS | Ana Paula Gomes Avelar (UEMA) Jamilly Katarina Fonseca Silva (UEMA) Kassianne Mendes Silva (UEMA) Lyzandra de Lima Costa (UEMA) | |
OBSERVAÇÃO AMOROSA: A PERSPECTIVA AMOROSA E ÍNTIMA EM FERMINA DAZA, DE O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA | Marina Franciele Silva Stoeberl (UFPR) | |
LITERATURA E PSICANÁLISE | Thayná Pereira Lima (UEMA) | |
CRÍTICA LITERÁRIA: A ARTE DE INTERPRETAR UMA OBRA | Lázaro Eduardo Leal (UFG) Rafaela Gonçalves (UFG) Carmem Lúcia Ferreira da Luz (UFG) | |
SALA 6 – FACULDADE DE LETRAS | PRESIDENTE LULA E O ETHOS NA ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE | Dayara Rosa Silva (UFG) Juliana Candido Queroz (UFG) |
A FORMAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM MATÉRIAS DA REVISTA VEJA | José Eduardo Mendonça Umbelino Filho (UFG) | |
UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO CAMPONÊS PITIANGA: SUJEITO DE MUITAS PALAVRAS | Odália Bispo de Souza (UNIFAN/UFG) | |
DOMINGOS VIEIRA FILHO E A FRASEOLOGIA NO FALAR MARANHENSE | Edson Lemos Pereira (UFMA) | |
ANÁLISE DA ESTRUTURA IRÔNICA SOR JUANINA NA CARTA EM RESPOSTA A SOR FOLOTEA | Ana Clara Vieira Fernandes (UFC) | |
O USO DO INGLÊS EM PUBLICIDADES DE FESTAS NA CIDADE DE CATALÃO-GO: DISCURSO, MÍDIA E IDENTIDADE | Schneider Pereira Caixeta (UFG) | |
DE MISERÁVEL À HEROÍNA: AS ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO NO NOVO JORNALISMO | Maria Eduarda Araújo (UFPE) | |
PLÁGIO – CIRCULAÇÃO NA MÍDIA E SEUS EFEITOS | Wilson Ricardo Barbosa dos Santos (UFSCar) | |
ENTENDENDO ANÁFORAS: A NOÇÃO DE REFERÊNCIA E SEUS USOS | Vanessa SIlva de Lima (UFPE) Vinícius Nicéas do Nascimento (UFPE) | |
SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS | UMA ANÁLISE DE UMA DIFICULDADE DE PRODUÇÃO DE UM SEGMENTO SONORO SOB O OLHAR DA FONÉTICA ACÚSTICA – ARTICULATÓRIA | Patrícia Gomes Aguiar (UFT) |
FONÉTICA DO FRANCÊS NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA PARA BRASILEIROS | Witallo da Cruz Fontineles (UFC) | |
ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA | Carla Luana Santos Souza (UNEB) Nadia de Jesus Santos (UNEB) | |
A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM: UM OLHAR VOLTADO PRA DARWIN E LAMARCK | Cecília Andrade Ribeiro (UFG) Deylla Garcia Manjela (UFG) | |
PROJETO AMPER: RECURSOS PARA O ESTUDO DA VARIAÇÃO PROSÓDICA EM MINAS GERAIS | Vanessa Pinha (UFMG) | |
TRAÇOS DE ORALIDADE EM TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS EM FASE DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA | Vanessa Raquel da C. Furtado (UFPI/UESPI) | |
A RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NOS GÊNEROS NOTÍCIA E ARTIGO DE OPINIÃO | Amanda Beatriz de Araújo Sousa (UESPI) | |
SENTIDO, METALINGUAGEM E CIÊNCIA EM GREIMAS | Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor (UFG) | |
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ITENS LEXICAIS DA LIBRAS | Anna Carolina Ribeiro Freitas (UFG) Sara Stéphanie Ribas Cortez (UFG) Vânia Gomes Bandeira (UFG) | |
PELOS CAMINHOS DO ERÓTICO | Siene Sasha Ferreira Gomes (UESPI) | |
AS MULHERES NA LITERATURA ERÓTICA: UMA VISÃO ACERCA DA SEXUALIDADE FEMININA NA POESIA BRASILEIRA | Jorge Lucas Ferreira Caldas (UEMA) | |
A ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS | Anderson Amaral de Oliveira (UFSM) | |
AS NOVAS TÉCNICAS DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA | Mara Rubia Araujo de Lima (PUC-GO) | |
PERFIL PSICOLÓGICO DE HAMLET E OFÉLIA: A LOUCURA DISSIMULADA E A LOUCURA REAL | Letícia Maria da Silva Arruda (UNIFAN) | |
LINGUAGEM POÉTICA E PERFORMATIVA EM MANOEL BUENO BRITO E DELERMANDO VIEIRA | Patrícia Lelis Alves Dias Guerreiro (PUC-GO) | |
APROXIMAÇÕES ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE NO ROMANCE "OS IRMÃOS KARAMÁZOV | Cristiane Fernandes da Silva (UFG) Keren Bernardino Tassoni (UFG) Neire Márzia Rincon (UFG) | |
PLEXOS: AMOR, EROTISMO E METAFÍSICA NA OBRA 'O AMOR NATURAL' | Renan Michel Silva da Silva (UFPA) | |
O EROTISMO ROMÂNTICO NA POESIA DE CASTRO ALVES | Isadora Massad Giani Pinheiro (UFG) | |
SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS | A GÍRIA NOS QUADRINHOS INFANTIS | Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFG) |
A ESTRUTUTURA DOS QUADRINHOS E A SUA RELEVÂNCIA PARA AS ARTIVIDADES PEDAGÓGICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | Paulo Rafael Bezerra Cardoso (IFPA) Cláudio Madeira de Sousa (IFPA) | |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO/APRENDIZADO CRÍTICO E REFLEXIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Mayara Barbosa Tavares (UFG) | |
O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: APLICAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS | Tairine Queiroz de Souza Lima (UFG) | |
O ESPAÇO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS PARÂMETROS? | João Paulo dos Santos de Andrade (UFPB) Alex Feitosa Oliveira (UFS) | |
FORMAÇÕES DISCURSIVAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL | Célia Márcia Gonçalves Nunes Lobo (UFG) | |
PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE | Luciana Cozza Rodrigues (FURG) | |
ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA | Maria do Socorro Cardoso da Silva (UFPI) | |
BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL | Ana Paula Clemente dos Santos (UEPB) Jáder Vangelis de Lima Lopes (UEPB) | |
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS | LEI 10.639: CRITICAS A SUA ATUAL EFETIVAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES AO AMBIENTE ESCOLAR | Maria Cristhiane Alves Estevão (UFPB) |
AS DIFICULDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SÃO LUÍS-MA: REFORÇANDO A LEI Nº 10639/03 | Lílian Gomes Silva (UNICEUMA) | |
A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS NA FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA | Jussara Sousa Almeida (UnB) Alice Soares Pessoa (UnB) | |
OAPO EMOPINIM XENEOPE: PRODUÇÃO DE LITERATURA INDÍGENA | Alexandra Borba (UFPA) Elizabeth Viana (UFPA) | |
UM APARATO DA SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL | Adriane Maciel Moura (UFPA) Renan Roberto Louchard Leal (UFPA) | |
IDEOLOGIA E INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO COM GÊNEROS | Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA) | |
AS DIFERENÇAS DO ENSINO BRASILEIRO E DO ENSINO URUGUAIO NA FRONTEIRA - UM ESTUDO DE CASO NO CHUÍ (BRASIL)/CHUY (URUGUAI) | Vanessa Acosta de Azambuja (FURG) | |
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS | DO RETORNO DO MITO: APROXIMAÇÕES ENTRE IRACEMA E AVATAR | Rodrigo Vieira Ávila de Agrela (UFC) |
A PRESENÇA DO MITO DO PARAÍSO NA OBRA FILMICA AVATAR | Ariana Carla Barbosa da Silva (UNEB) | |
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO | Débora Siqueira de Andrade (UFV) | |
UMA CERTA NOVA TENDÊNCIA: A LOCALIZAÇÃO DA CINEFILIA E DA CRÍTICA DE CINEMA NAS NOVAS MÍDIAS | Fabrício Cordeiro dos Santos (UFG) | |
A ANGELOLOGIA DE BLOOM NO CINEMA HOLLYWOODIANO | Gismair Martins Teixeira (UFG) | |
O SANGUE HUMANO E OS CULLEN – A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE TWILIGHT | Talles Henrique Lima (UFG) | |
CINEMA NACIONAL: PRODUCÕES A PARTIR DA LITERATURA BRASILEIRA E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS | Elysmila Ferreira Marques (UEMA) | |
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM O MATADOR | Aliny Silva Portela (UFC) Jéssica Gabrielle de Menezes Lima (UFC) | |
IDENTIDADE E IMAGINÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE FEMININA NO FILME "AS HORAS" | Cristhefany Buozi Girotti (UFG) | |
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS | LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE INGLÊS NA ALFABETIZAÇÃO | Silvana Laurenço Lima (UFG) |
A COERÊNCIA E A COESÃO NO PROCESSO AQUISITIVO DA NORMA CULTA: PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NUMA ESCOLA PÚBLICA LUDOVICENSE | Eduardo Victor Lopes Cunha (UFMA) Sandra Raimunda Ewerton (UFMA) | |
A LEITURA COMO INSTRUMENTO CONTRA A DESIGUALDADE SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO CONEXÕES DE SABERES EM FORTALEZA | Maria Cláudia Vicente da Costa (UFC) Ana Keully Pereira Bezerra (UFC) Ana Caroliny da Silva Santos (UFC) | |
EM TORNO DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA: CONCEPÇÕES DE LEITURA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Karliene Ferreira da Silva (UFMA) | |
CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO | Leila Suely da Costa Arnaud (UFPA) | |
A IMPORTÂNCIA DE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS | Sandra Jardim de Menezes Ferreira (UEG) | |
HIPERTEXTO: NOVAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DA LEITURA | Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI) Daniel Silva Barbosa (UESPI) | |
LIVRO DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER | Priscila Sousa (UFSC) Natássia Alano (UFSC) | |
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS | DENTRO DO ATELIÊ: O EROTISMO EM UM CRIME DELICADO | Fernando Bernadelli dos Santos (UFU) |
VINÍCIUS DE MORAES: TRADIÇÕES E RUPTURAS NA POESIA MODERNA | Cleyton de Sousa Braga (UEMA/UFMA) | |
POESIA LÍRICA CONTEMPORÂNEA: ANACRONISMO E PLURALIDADE POÉTICA | Junior César Ferreira de Castro (UFG) | |
DIÁLOGOS ENTRE POESIA E HISTÓRIA: (DES)CONSTRUÇÕES | Priscila Tenório (UFAL) | |
MUSICALIDADE, FORMA E EXTENSÃO NA POESIA LÍRICA DE DORA FERREIRA DA SILVA | Tauana Maira Lino de Souza Estevão (UFG) | |
AS FACES DO AMOR NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA | Thayara Rodrigues Pinheiro (UFMA) | |
AS METÁFORAS CONCEITUAIS NA POESIA DE AUTORES DA ESCOLA ROMANTICA BRASILEIRA | Marcos Helam Alves da Silva (UESPI) | |
UM OLHAR SOBRE A TRADIÇÃO NOS POEMAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE | Miliana Mariano da Silva (UFG) | |
O ENGAJAMENTO DE UM EU POÉTICO NO POEMA MUNDO GRANDE DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE | Fernando Bernadelli dos Santos (UFU) | |
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS | TRADUÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA NOVA PERSPECTIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM | Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA) |
A (DES)MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA | Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU) | |
A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA | Fabrício Cordeiro dos Santos (UFG) | |
A PROBLEMATIZAÇÃO DE RELAÇÕES DE GÊNERO: VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES DE ENSINO CRÍTICO EM TURMAS DE NÍVEIS INICIAIS DE LÍNGUA INGLESA | Luciana Rezende Fernandes (UFG) | |
NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: SUAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E SUA IDENTIDADE GAY | Hélvio Frank de Oliveira (UEG/UFG) | |
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE A "REFLEXÃO CRÍTICA" NA FORMAÇÃO INICIAL | Morganny Ribeiro (UEG) | |
“O ENSINO CRÍTICO ME DEU VOZ”: DESCOLONIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LE/INGLÊS NO BRASIL | Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG) | |
COMO PRODUZIR MATERIAS PARA O ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA | Juliana Coelho da Costa (UEMA) Karla Arraias Silva (UEMA) | |
O USO DA WEB PARA A OTIMIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA | Paulo André Lucena Alves (UFC) | |
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS | A EXCLUSÃO SOCIAL EM “O SOLDADINHO DE CHUMBO” | Maria Angélica Gonçalves de Farias (UNEB) |
IDENTIDADE NEGRA: QUAIS SUAS ABORDAGENS NA LITERATURA BRASILEIRA? | Maria Dielle Reis dos Santos (UNEB) Ana Paula de Jesus Santos (UNEB) | |
IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAIS: RAMIFICAÇÕES QUE SE TANGENCIAM | Renatha Choairy (UnB) | |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AMAZÔNICA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA | Ildiane Silva Rodrigues (UFPA) | |
COMO DOCUMENTAR LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS POR MEIOS DIGITAIS | Camille Miranda (UFPA) | |
A SUBMISSÃO DA MULHER NEGRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE “IN LOVE ANDE TROUBLE” DE ALICE WALKER E “CLARA DOS ANJOS” DE LIMA BARRETO | Matheus Oliveira de Moraes (UNEB) | |
A TEMÁTICA DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA FEMININA NA LITERATURA ANGOLANA | Franciane Conceição da Silva (UESC) | |
“MARIA CORA”, DE MACHADO DE ASSIS: REMANESCÊNCIAS MEDIEVAIS | Yashmin Michelle Ribeiro de Araújo (UFC) | |
SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS | A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT | Daniel Leite Almeida (UFMT) |
REPRESENTAÇÕES DO CORPO-ALUNO: NORMA, PROMESSA E REBELDIA | Alita Carvalho Miranda Paraguassú (UFG) | |
DIAGNÓSTICO DO GRAU DE MATURIDADE DOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE | Francisca Elaine Sousa Marinho (UFPA) | |
“O FENÔMENO BULLING” O QUE É? COMO PREVENI-LO? | Nayane Silva Santos (UFS) Ranielly de Almeida Lima (UFS) | |
O PEQUENO PRÍNCIPE, UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA SURDOS, COM BASE NO ENSINO FORMAL EM SEGUNDA LÍNGUA | Ramon Mota (UnB) Isabel Reis (UnB) | |
“TÔ CORRENDO” DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: UM ENSINO EPILINGUÍSTICO PARA SURDOS | Ramon Mota (UnB) | |
A INTERLÍNGUA COMO SUPORTE PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DO TEXTO SURDO | Cristina Bianchi (UnB) Edimilson Barbosa (UnB) Juliana Gessi (UNESP) | |
ENSINO BILÍNGUE: DIREITO DO ALUNO SURDO | Rogério da Silva Marques (UFU) Carla Medeiros Dias (UFU) | |
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS | A PROSA CORDELISTA DE OLNEY SÃO PAULO EM ABC DO ENFORCADO | Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS) |
REFLEXOS DAS NARRATIVAS ORAIS QUE VÃO ALÉM DAS FRONTEIRAS ENTRE BRASIL E PERU | Bithian Mota da Cruz (UFPA) | |
ENTRE O CLÁSSICO E O POPULAR: A INFLUÊNCIA E A INTERSECÇÃO ENTRE OS MITOS CLÁSSICOS E OS POPULARES NA OBRA GURIATÃ: UM CORDEL PARA MENINO | Diogenes Jones Cysneiros (UFPE) Eloany Homobono dos Santos (UEAP) | |
O INSÓLITO NAS NARRATIVAS FICCIONAIS | Lívia Rodrigues Barbosa (UEG) Ivani Peixoto dos Santos (UEG) | |
UMA ANÁLISE DO ESCADA SEM "BEIJINHO-BEIJINHO, PAU-PAU!" | Luís Octávio Rogens de Melo Alves (UNIFESP) | |
OS TRÊS ALENCARES PRESENTES EM APENAS UM | Rodrigo Damacena Alves (UFG) | |
DO CHAMADO DESCOBRIMENTO À MODERNIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL NA LITERATURA BRASILEIRA | Paullina Lígia Silva Carvalho (UEPB) Patrícia Chagas de Sousa (UEPB) | |
O POEMA ÉPICO E O ROMANCE | Denise Freire Ventura (UFG) | |
LITERATURA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA OBRA A BALAIADA DE VIRIATO CORREIA | Renata Costa dos Santos (UFMA) Aline Pereira Frazão (UFMA) Tatiana Cunha do Nascimento (UFMA) | |
MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS | ATITUDES LINGUÍSTICAS E VARIAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NO FALAR MARABAENSE | Ronan Lucas de Oliveira (UFG) |
VOCALISMO E CONSONANTISMO: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA LINGUÍSTICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CIPOAL DOS PRETOS | Monique Souza Silva (UEMA) | |
OS SONS DO WAYAMPI: UMA ABORDAGEM ACÚSTICA PRELIMINAR | Fabíola Azevedo Baraúna (UFPA) | |
DEMONSTRATIVOS E O SISTEMA BINÁRIO: DADOS DIACRÔNICOS DE HELVÉCIA E CINZENTO | Ramon Arend Paranhos (UFBA) | |
A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E ANÁLISE EMPÍRICA | Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA) Raimundo Silva Neto (UEPA) | |
ATLAS PROSÓDICO MULTIMÉDIA DO PORTUGUÊS DO NORTE DO BRASIL – AMPER-POR: VARIEDADE LINGÜÍSTICA DA ZONA RURAL DE BELÉM (PA) | Amanda Ariana Silva da Silva (UFPA) Camila Roberta dos Santos Brito (UFPA) | |
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DOS JOVENS: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO USO DAS GÍRIAS | Anderson Ribeiro Dias (UEPA) | |
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: DESCOBRINDO AS MUDANÇAS HISTÓRICAS DE UMA LÍNGUA | Alana Samara Melo Neves (UFPA) | |
ORAÇÕES ADVERBIAIS MODAIS: UMA CLASSE QUE MERECE DESTAQUE | Tiago Moreira (PUC/PR) | |
SALA 33 (Sala de Reuniões – Piso inferior) – FACULDADE DE LETRAS | DESCORTINANDO O LABIRINTO: O ESPAÇO E O LUGAR NA NARRATIVA BORGIANA | Alessandro Barnabé Ferreira Santos (UFMA) |
A ESPACIALIDADE NA CONTÍSTICA DE COLM TÓIBÍN | Cícero Manzan Corsi (UFG) | |
O LABIRINTO PSICOLÓGICO NO CONTO "WM" DE LYGIA FAGUNDES TELLES | Lucilene Canilha Ribeiro (FURG) | |
A DUALIDADE DO SER NO CONTO “WILLIAN WILSON” DE EDGAR ALLAN POE | Junny Elly Eufrásio (UNIFAN) Lorenna Souza Oliveira (UNIFAN) Tatiane Gonçalves da Silveira (UNIFAN) | |
O LADRÃO, DE MÁRIO DE ANDRADE, INTERVINDO NAS RELAÇÕES SOCIAIS | Priscilla Cabral de Arruda (UFG) | |
CLARICE LISPECTOR E MIA COUTO EM UM DIÁLOGO POSSÍVEL: ESTUDO COMPARATISTA ENTRE OS CONTOS “FELICIDADE CLANDESTINA” E “O VIAJANTE CLANDESTINO” | José Roberto do Nascimento Junior (UECE) | |
OLHARES ALÉM DE UMA TERRA DESCANSADA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS CONTOS DE JHUMPA LAHIRI | Ranyane Melo Cláudio (UFPB) | |
TRAÇOS MELANCÓLICOS EM SONATA AO LUAR, DE BEETHOVEN E NO POEMA RETRATO, DE CECÍLIA MEIRELES | Gessyca Pereira da Silva (PUC GO) | |
| | |
PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
MINICURSOS – 18 de julho (14h – 15h40min)
LOCAL | TRABALHO | PROPONENTE |
SALA 02 – FACULDADE DE LETRAS | Contribuições Da Linguística Teórica Para O Ensino De Língua Portuguesa | Mirian Santos de Cerqueira (UFG) Israel Elias Trindades (UFG) |
SALA 03 – FACULDADE DE LETRAS | Os Desafios Da Tradução E Interpretação Das Expressões Idiomáticas Em Língua Brasileira De Sinais | Joice da Silva Rosa (UFSC/IF-GO) Lays da Silva Rosa (UFSC/IF-GO) Márcia Matias dos Santos (UFSC/IF-GO) |
SALA 04 – FACULDADE DE LETRAS | A DIFUSÃO E O ENSINO DO SISTEMA Elis - ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS* *Minicurso realizado em dois dias. | Ana Cláudia Teixeira Coelho (UFG) Fernanda Bonfim Oliveira (UFG) Thiago Cardoso Aguiar (UFSC) |
SALA 05 – FACULDADE DE LETRAS | Cinema E Literatura: Tópicos De Estética E Semiótica | Lemuel da Cruz Gandara (UFG) Paula Rayane de Sena Vaz (UFG) |
SALA 06 – FACULDADE DE LETRAS | Workshop Healthy Life Kids | Elaine Andrade Calhau dos Reis (UNEB) Islene de Jesus Brito Pires (UNEB) |
SALA 07 – FACULDADE DE LETRAS | Estratégias Literárias Para A Educação Bilíngüe De Surdos | Jaspion Leone Rocha (UFG) |
SALA 08 – FACULDADE DE LETRAS | Língua Francesa: Primeiros Contatos | Nivia Cristina Santos Gomes (UEFS) Hosana Kizzt da Cruz (UEFS) |
SALA 09 – FACULDADE DE LETRAS | Neoromantismo – O Romantismo Do Século XXI | Leandro Braga di Salvo (UFRJ / CEDERJ) |
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS | A Crônica E O Conto No Livro Didático: De Uma Teoria A Outra | Rodrigo Damacena Alves (UFG) Renato de Oliveira Dering (UFV) |
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS | Estratégias Lúdicas E Jogos Educativos Em Aulas De Espanhol Como Língua Estrangeira | Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo Wadlia Araujo Tavares |
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS | Literatura E Pintura: Uma Relação Dialógica Ao Longo Da História | Aline Rafaelly Rodrigues Souza (UFAL) Simone Valéria de Araújo (UFAL) |
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS | Lingua de Sinais Alemã* *Minicurso realizado em dois dias. | Liona Paulus (Pesquisadora Alemã) |
SALA 14 – FACULDADE DE LETRAS | A Incorporação De Sujeitos Discursivos Distintos No Ato Da Interpretação De Língua Portuguesa/Língua Brasileira De Sinais (Lp/Ls) | Diego Mauricio Barbosa (UFSC) Silvana Aguiar dos Santos (UFSC) |
SALA 15 – FACULDADE DE LETRAS | Introdução A Libras: Uma Abordagem Dos Seus Aspectos Históricos, Legais, Linguísticos E Seu Uso Prático | Messias Lima Soares (Instituto Athenas / Faculdade Dom Bosco) Claudia Regina Alves Rodrigues (UEMA) |
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS | Panorama Sobre O Cinema Asiático Contemporâneo | João Daniel Guimarães Oliveira (UEFS) Thiago Souza Matos (UEFS) |
SALA 18 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Aprender a criar para ensinar melhor: elaborando atividades para o ensino de português para surdos* *Minicurso realizado em dois dias. | Sandra Patrícia F. Nascimento (UnB) Juliana Gessi (Unesp) Cristina Bianchi (UnB) |
OFICINAS – 18 de julho (13h30min – 16h) | ||
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS | O letramento de crianças surdas na abordagem bilíngüe | Edna Misseno Pires (UFG) |
SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS | Iniciação a fotografia | Elizabeth Tavares Vianna (UFPA) |
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS | A leitura e a escrita Braile, suas especificidades, seu ensino | Jandira Azevedo da Silva (ALFA-GO) |
SALA 33 (Sala de reuniões – Piso Inferior) – FACULDADE DE LETRAS | Jornal em sala de aula: multiplicidade de gêneros para formação de leitores e escritores | Tiago Moreira (PUC-PR) |
SALA 43 (Sala do Mestrado – Piso inferior) – FACULDADE DE LETRAS | Pornografia, erotismo e literatura | Witallo da Cruz Fontineles (UFC) |
MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS | Blog sobre a cultura hispânica | Julio Celso Duarte Vilamar (UFPA) |
SALA 07 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Linguagem teatral no aprendizado de línguas estrangeiras | Jorge Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA) Leonardo Rogério Reis Andrade (UFPA) |
SALA 10 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Juegos y bromas: profesores y alumnos en búsquedade una nueva direcciónpara enseñaza – aprendizaje en español | Fabíola Soares da Silva (UFPA) |
SALA 14 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Alfabetizar letrando: desafios e conquistas na Educação de jovens e adultos | Rosiane Campos Rosa (UEFS) |
SALA 15 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Os gêneros textuais em sala de aula: como trabalhar com textos publicitários | Franciane Conceição da Silva (UESC) |
SALA 17 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Técnicas de comunicação oral para profissionais de Letras | Myrian de Cássia Alves Conor (UFPA) |
SALA 19 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Ensino de língua portuguesa para surdos | Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA) |
SALA 20 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Leitura Dramática | Danila Laiana da Silva (UFG) Olliver Robson Mariano Rosa (UFG) |
SALA 21 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | O uso da música no ensino de LM e LE | Wadlia Araújo Tavares (UFC) |
SALA 22 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Do texto à tela: como trabalhar o cinema em sala de aula | Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS) |
SALA 24 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Oficina de street dance | Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque (UFG) |
AUDITÓRIO PRINCIPAL – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Tragédia Grega – Teoria e Prática | Luciano Heidrich Bisol (UFRGS) Sabrina Juliana Schneider (UFRGS) |
MINICURSOS – 19 de julho (14h – 16h)
LOCAL | TÍTULO DO TRABALHO | PROPONENTE (S) |
SALA 02 – FACULDADE DE LETRAS | Da Crônica Ao Documentário: Uma (Re) Leitura De Eurico Alves Boaventura Sob O Foco Cinematográfico De Olney São Paulo | Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS) |
SALA 03 – FACULDADE DE LETRAS | Como Resolver Problemas Em Sala De Aula: Ensinando Professores A Aprender Juntos | Fernanda Cardoso da Cunha Gomes (UEG) Ingra Cristina Gomes Silvestre (UEG) |
SALA 04 – FACULDADE DE LETRAS | A DIFUSÃO E O ENSINO DO SISTEMA Elis - ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS* *Minicurso realizado em dois dias. | Ana Cláudia Teixeira Coelho (UFG) Fernanda Bonfim Oliveira (UFG) Thiago Cardoso Aguiar (UFSC) |
SALA 05 – FACULDADE DE LETRAS | Elis - Escrita da Lingua de Sinais | Thiago Aguiar (UFG) |
SALA 06 – FACULDADE DE LETRAS | Línguas Semíticas E Línguas Latinas: Um Breve Estudo Comparativo | Sergio Dario Costa Silva (Faculdade Anhanguera) |
SALA 07 – FACULDADE DE LETRAS | Literatura Pornográfica: Entre A Política E A Estética | Davi Santana de Lara (UEFS) Ederval Fernandes Amorim (UEFS) |
SALA 08 – FACULDADE DE LETRAS | Elan Como Ferramenta De Transcrição Da Língua De Sinais | Karina Elis Christmann (UFSC) |
SALA 09 – FACULDADE DE LETRAS | Intercalação De Gêneros Do Discurso: Um Fenômeno Multifacetado | Arthur Ribeiro Costa e Silva (UEPA) |
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS | Make War, Not Lovecraft: As Diferentes Mídias De Leitura E Produção Textual No Horror Moderno | Bruno Oliveira Tardin (UFV) Thales Moura Lima (UFV) |
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS | Crenças E Experiências No Ensino/Aprendizagem De Línguas Como Focos Da Linguística Aplicada | Hélvio Frank de Oliveira (UEG/UFG) |
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS | Entre Fato E Ficção: Perspectiva Histórico-Crítica Sobre A Crônica | Larissa Leal Neves (UEPA) |
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS | Lingua de Sinais Alemã* *Minicurso realizado em dois dias. | Liona Paulus (Pesquisadora Alemã) |
SALA 14 – FACULDADE DE LETRAS | Da Teoria De Princípios E Parâmetros À Notação X-Barra | Manoel Bomfim Pereira (UnB) Ramon Corrêa Mota (UnB) |
SALA 15 – FACULDADE DE LETRAS | Estratégias Lúdicas Para O Ensino De Libras Como Segunda Língua | Aline Silva Moreira (UFG) Isabela Sanches Oliveira (UFG) Katiane De Almeida Mello (UFG) Kelly Francisca da Silva Brito (UFG) Lucas Eduardo Marques (UFG) Luíza Dorivê Antônio (UFG) |
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS | A Renovação Semântica Dos Textos Poéticos No Repertório Do Show Dentro Do Mar Tem Rio De Maria Bethânia | Wandersson Hidayck Silva (UFPE) |
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS | Literatura Infanto-Juvenil E Formação De Leitores | Danilo Fernandes Sampaio de Souza (UNEB) Artur Pereira da Silva (UNEB) |
SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS | Cultura Hispano-Americana Nas Aulas De Língua Espanhola | Ruan Carlos Teles de Araújo (UFS) Thais São Pedro de Santana (UFS) |
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS | A Relação Entre Pontuação E O Entendimento Do Texto | Moniki Andrade Costa Lins (UFV) Silvia Maria Alves Jorge (UFV) |
SALA 33 (Sala de Reuniões) – FACULDADE DE LETRAS | Práticas De Letramento E A Oralidade Na Literatura De Cordel | Rafael da Silva Queiroz (IFPA) Réginne Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA) |
SALA 43 (Sala do Mestrado – Piso inferior) – FACULDADE DE LETRAS | Denotação Do Íntimo: Expressão Sexual E Erótica Em Específicas Obras Literárias | Wellington Freire Machado (FURG) Gláucia da Silva Cosme (UFPEL) Carolina Veloso Costa (UNILA) |
MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS | Considerações Metodológicas Sobre O Ensino De Português Como Língua Estrangeira: Um Olhar Sobre A Plataforma Tumblr | Carolina Alvim Ferreira (UnB) Marcos Vinícius Ferreira Passos (UnB) |
SALA 07 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Interpretação De Língua De Sinais/Português: Conhecer, Compreender E Propor | Ringo Bez de Jesus (UFPR/UFSC) Silvana Aguiar dos Santos (UFSC) Venicios Cassiano Linden (UFSC) |
SALA 10 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | A Formação Do Sistema Literário No Século Xix: O Caso Do Extremo Sul Brasileiro | Artur Emilio Alarcon Vaz (FURG) |
SALA 14 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Transgredindo Metodologias Na Formação De Professores/As De Línguas: A Pesquisa Colaborativa | Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG) |
SALA 15 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Speaking At Random: Alternativas Virtuais Para Um Ensino De Línguas Mais Significativo | Jesiel Soares Silva (UFG) |
SALA 17 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Libras: Uma Análise Das Crenças E Mitos Que Permeiam A Formação Inicial Dos Professores De Letras | Ana Luisa Borba Gediel (UFV) Débora Siqueira de Andrade (UFV) |
SALA 18 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Aprender a criar para ensinar melhor: elaborando atividades para o ensino de português para surdos* *Minicurso realizado em dois dias. | Sandra Patrícia F. Nascimento (UnB) Juliana Gessi (Unesp) Cristina Bianchi (UnB) |
SALA 19 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Gêneros Do Discurso: Tema, Estilo E Composição | Patricia Verônica Moreira (UFG) Paulo Henrique E. S. Nestor (UFG) Raquel Queiroz de Almeida (UFG) |
SALA 20 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Revisão E Editoração De Textos: Mercado Profissional E Fundamentos Metodológicos | Sandra Borges (UFG) |
SALA 21 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | A Ressemantização No Espaço Humorístico Televisivo Brasileiro | Everaldo dos Santos Almeida (FAMA) |
SALA 22 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Inglês Para Iniciantes | Hosana Kizzt da Cruz (UEFS) Nivia Cristina Santos Gomes (UEFS) |
SALA 24 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB) | Trocando Experiências Sobre O Ensino Crítico Nas Aulas De Língua Estrangeira | Leanna Evanesa Rosa (UFG) Luciana Rezende Fernandes (UFG) Regiane de Jesus Costa (UFG) |
Para mesa de Abertura do 32º ENEL temos confirmadas as presenças de:
Prof. Dr. José Luiz Fiorin, um renomado professor e linguista brasileiro, é um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso, com centenas de publicações nessas áreas. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), defendeu mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, (Paris, França), (1983-1984) e na Universidade de Bucareste, (Bucareste, Romênia), (1991-1992). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo.
Prof. Dr. Edward Madureira Brasil é um Engenheiro Agronômo, professor universitário e atual reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Formado em 1984 pela Escola de Agronomia da UFG, cursou mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas nessa mesma unidade. Após trabalhar como pesquisador em uma empresa privada, ingressou na carreira docente na UFG, por concurso público, em 1994, atuando na graduação e pesquisa. Com a conclusão do doutorado, em 1998, passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, ministrando disciplinas e orientando teses e dissertações. Atualmente, participa de vários projetos de pesquisa e de extensão. Iniciou a carreira administrativa na coordenação de estágios do curso de Agronomia em 1995, e foi coordenador desse curso no período de 1996 a 1998. Eleito diretor da Escola, em 1998, reeleito para um segundo mandato em 2002. Nestas funções, além de participar ativamente dos Conselhos Superiores, atuou na difusão do conhecimento, projetando a UFG no cenário regional e nacional. Foi eleito reitor da UFG em 2005 e reeleito em 2009.
Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo é Doutor