Acadêmica





PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL

PAINÉIS – 19 de julho (15h – 17h)

  LOCAL: Pátio da Faculdade de Letras;
  • · Os proponentes devem verificar na lista de trabalhos aprovados, divulgada no site do ENEL, o número de seu trabalho e identificar o local a ser apresentado;
  • ·         Proponentes que tenham outros trabalhos no mesmo horário (oficina, comunicação ou minicurso) devem informar a um representante da Comissão Acadêmica ou pelo email qual foi inscrito o trabalho, para que seja realizada a troca de horários para apresentação de um dos trabalhos;
  • ·         Demais casos devem ser levados a Comissão Acadêmica para análise.



COMUNICAÇÃO – 18 de julho (16h – 18h30min)
LOCAL
TÍTULO DO TRABALHO
PROPONENTE (S)
SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS
























A CRÍTICA-FICÇÃO EM CAPITU: MEMÓRIAS PÓSTUMAS
Rosângela Aparecida Cardoso (UFG)
O CAMINHO PELA PSIQUE DO HOMEM EM MACHADO DE ASSIS
Maisa Sousa Silva (UEG)
José Elias Pinheiro Neto (UEG)
A AUDÁCIA DESTE HOMEM: AS LEITURAS FICCIONAIS DE DOM CASMURRO
Daniel Baz dos Santos (FURG)
“AÍ VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS”: NOSTALGHÍA E REMINISCÊNCIA EM DOM
CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, E CAPITU, DE LUIZ FERNANDO CARVALHO
Lara Luiza Spagnol Oliveira (UFMG)
O DEFUNTO – AUTOR EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Ludquellen Braga Dias (UFBA)
Luana Lise Carmo da Solidade (UFBA)
AS FORMAS EMBRIONÁRIAS DE O GUARANI E IRACEMA EM AS “CARTAS SOBRE A
CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS” E A IMPORTÂNCIA DESTAS NA FORMAÇÃO DE NOSSA
NACIONALIDADE LITERÁRIA
Sandra Mara Alves da Silva (UFC)
LITERATURA E GEOGRAFIA: TRANSDICIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA NO ESTUDO DE
MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO
José Elias Pinheiro Neto (UEG)
MULHERES E A NARRATIVA ESPANHOLA CONTEMPORÂNEA
Daniel Carlos Santos da Silva (UFPR)



REPRESENTAÇÕES DE IEMANJÁ EM MAR MORTO : O DESEJO PELA FIGURA MATERNA E DA
MULHER
Fernando Bernadelli dos Santos (UFU)
EVA, LUÍZA E ELAS - OS DESEJOS FEMININOS REPRIMIDOS E A MALDADE
Larisse Carvalho de Oliveira (UFC)
SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS
HOLOCAUSTO CANIBAL – CONDICIONAMENTO CULTURAL DA CONCEPÇÃO DE VIOLENCIA
GRATUITA NA AVALIAÇÃO DE PRODUÇÕES MIDIÁTICAS
Vanessa Oliveira de Jesus (UFBA)
A NEGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DOS PERSONAGENS EM LORD OF THE FLIES PARA
ENFRENTAR A REALIDADE
Dieyson Costa (UFC)
A CIDADE ENQUANTO ESPAÇO SÍGNICO: ESTUDO DE CASO EM SILENT HILL
Bruno Oliveira Tardin – (UFV)
O INTERTEXTO RELIGIOSO EM LAVOURA ARCAICA: AS RELAÇÕES HÍBRIDAS ENTRE
CRISTIANISMO E ISLAMISMO
Cristiane Fernandes da Silva (UFG)
A LITERATURA DOS ROMANCES-FOLHETINS COMO RIQUEZAS NA BELLE-ÉPOQUE DE BELÉM DO
PARÁ
Maina Salén Correia Pereira (UFPA)
Diogo Luan Uchôa da Luz (UFPA)
A MORFOLOGIA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Maitana Tavares (FURG)
Twyne Ramos (FURG)
AS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DE ILHÉUS NA OBRA GABRIELA, CRAVO E CANELA DE
JORGE AMADO

Flávia Dantas Rodrigues (UESC)
REVOLUÇÃO E IDENTIDADE EM LA BAIE D'ALGER, DE LOUIS GARDEL
Jorge Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA)
SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS
O SIMULACRO E O GÊNERO REPORTAGEM NO VESTIBULAR
Gislane Kátia Tessarolo (UFG)
O DESEMPENHO DE UM ETIQUETADOR MORFOSSINTÁTICO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DAS
CINCO REGIÕES DO BRASIL
André Chaves Santiago (UFC)
Roberto Lopes da Silva Filho (UFC)

CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATÉRIAS DOS
JORNAIS ‘O LIBERAL’ E ‘DIÁRIO DO PARÁ’
Kleiton Luiz Nascimento Reis (UFPA)
LEITURAS INTERDISCIPLINARES: UMA PRÁTICA PARA SUBSIDIAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DE
LITERATURA NO CURSO DE LETRAS
Wesley Lima Santos (UFV)
SANGUE SEM DONO E HISTÓRIAS HÍBRIDAS DE UMA SENHORA DE RESPEITO: DA AUTOFICÇÃO
À AUTOBIOGRAFIA DE CARMEN DA SILVA
Alexandre Pinto da Silva (FURG)
FENÔMENOS SEMÂNTICOS DAS TIRAS DE MAFALDA: OS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER
Jéssika Aline de Lima Paulino (UEPB)
Mayara Barreto Arruda (UEPB)
SALA 5 - FACULDADE DE LETRAS
BEST-SELLER: ABORDAGENS DA LITERATURA DE MASSA EM SALAS DE AULA
Renato de Oliveira Dering (UFV)
LENDO O LEITOR: RELAÇÕES DE LEITURA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Mario Fausto de Oliveira Neto (UFBA)
NOVOS MÉTODOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTEÚDO VERSUS DINAMIZAÇÃO EM SALA
DE AULA
Francisco César Costa Lins (UEPB)
Robson Silva Ribeiro (UEPB)
AS QUESTÕES DE COMPREENSÃO/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NOS LDP: IMPLICAÇÕES PARA A
FORMAÇÃO DO LEITOR
Alexsandra Silva Ramos (UFPE)
AS MARCAS DO CINEMA NA LITERATURA
Manoel da Lapa Fonseca da Silva (UNEB)
O CINEMA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS
Alexsssandro Ribeiro Moura (UFG)
NO LIMITE DO HIPERESTÍMULO: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O INDIVÍDUO PÓS-MODERNO NA
ERA DO 3D
Caroline Anielle S. B. Pires (UFG)
OFICINAS DE LITERATURA EM SALA DE AULA: POR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA
Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)
SALA 6 - FACULDADE DE LETRAS
ENXERGANDO ALÉM DAS FRONTEIRAS DA VISÃO FISIOLÓGICA: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE
LEDORES E LEITORES. AÇÕES DO PIBID/ CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO
COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM
Daniela de Almeida Assunção (UFG)
Elizabeth Morena do Nascimento (UFG)
MACAPACARANA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E (SOCIO)LINGÜÍSTICA AO RECONHECIMENTO
DAS IDENTIDADES CULTURAIS DO POVO AMAPAENSE
Romário Duarte Sanches (IESAP / UNIFAP)
A UNIDADE DE SENTIDO NAS SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LÍNGUA
Robson Borges Rua (UFPA)
A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE SURDOS E OUVINTES: LINGUAGEM ORAL X LINGUAGEM DE SINAIS
Adriane Maciel Moura (UFPA)
Ana Paula Almeida Barros (UFPA)
Juliana Almeida Barros (UFPA)
Roberta Gysane de Lima Pureza (UFPA)
A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E
ANÁLISE EMPÍRICA
Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA)
Raimundo Silva Neto (UEPA)
SOCIOSSEMIÓTICA DA DIALÉTICA ENTRE OUVINTES E SURDOS
José de Sousa Silva (UFG)
SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS FATORES GÊNERO E ESCOLARIDADE EM ENTREVISTAS
SOCIOLINGUÍSTICAS
Clara Coelho Mangolin (UNICAMP)
EMPRÉSTIMO POR TRANSLITERAÇÃO DA LETRA INICIAL EM LIBRAS
Kelly Francisca da Silva Brito (UFG)
Lucas Eduardo Marques Santos (UFG)
Aline Silva Moreira (UFG)
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO E SUAS FACETAS NO ENSINO
Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA)
CONTRASTES FONOLÓGICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA
NUMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DE (IN)DEPENDÊNCIA NA ESTRUTURA LINGUÍSTICA
Camila Fernandes dos Santos (UFRB)
Judite Araújo dos Santos (UFRB)
Robevaldo Correia dos Santos (UFRB)
SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ENTRE HOMENS E
MULHERES
Inocêncio Pinto de Araújo Júnior (UFC)
Rafael Evaristo Faustino (UFC)
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SURDEZ: PRÁTICAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE
CONCEITOS EM CRIANÇAS SURDAS
Renata Santana Silva (UFPA)
ESTRUTURA SILÁBICA DA LÍNGUA KATUKINA (PÁNO)
Flávia Leonel Falchi (UFG)
DICIONÁRIO DE TERMOS DA FAUNA DA COMUNIDADE INDÍGENA ARAWETÉ
Gabriel Pereira Rodrigues (UFPA)
VARIAÇÃO LEXICAL DO VOCÁBULO HOMOSSEXUAL (MASCULINO) EM SÃO LUÍS –MA
Theciana Silva Silveira (UFMA)
Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA)
A TRADUÇÃO DO TU E DO VOUS: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA SÓCIO-CULTURAL NO LIVRO LE
TESTAMENT DU PEUPLE DES ABRES
Everton da Silva Oliveira (UFPB)
Tainá Telles Cardoso (UFPB)
EDIÇÃO DE CARTAS BAIANAS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: CONSTITUINDO CORPUS
PARA ESTUDO DA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Maiany Soares de Oliveira (UEFS)
SISTEMA VOCÁLICO DO PORTUGUÊS FALADO BELÉM DO PARÁ: ANÁLISE EXPERIMENTAL
Ana Carolina Reis da Silva (UFPA)
Érica do Socorro Barbosa Reis (UFPA)
LÍNGUA E CULTURA: A RELIGIOSIDADE EXPRESSA NO LÉXICO DAS NARRATIVAS DE
MORADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)
Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG)
SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS
A VARIAÇÃO DOS RÓTICOS EM POSIÇÃO DE CODA FINAL NO PORTUGUÊS DE ANGOLA
Thamíris Santana Coelho (UEFS)
O OBJETO NULO NO PORTUGUÊS DE ANGOLA
Jacilene da Silva Souza (UEFS)
O USO DAS VARIANTES /ãw/ ~ /õw/ ~ /õ/ NA FALA DA COMUNIDADE DE REMANESCENTES
QUILOMBOLAS NO INTERIOR DO PARÁ
Lígia Pinheiro Negrão (UFPA)
EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO DE LACUNAS: UM INSTRUMENTO PARA ANALISAR O
ABAIXAMENTO DAS VOGAIS ALTAS
Veronica Santos do Amaral (UFPEL)
O ESTUDO DE REGISTROS E ESTILOS LINGUÍSTICOS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Rafael da Silva Queiroz (IFPA)
CONTRIBUIÇÕS GERATIVISTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Junia Lorenna da Silva (UnB)
COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL NO PORTUGUÊS MODERNO: ORAÇÕES FINITAS OU
INFINITIVAS?
Isabela Gennari de Souza (UnB)
O EMPREGO DO SUFIXO ÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDÉIA DE POPULAR, EM SÃO LUÍS (MA)
Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA)
Michelle Aranha Coelho dos Santos (UFMA)
A INFLUÊNCIA DO ASPECTO VERBAL NA RESOLUÇÃO DE ANÁFORAS PRONOMINAIS NA LÍNGUA
PORTUGUESA
Vanessa Pinha (UFMG)
Mahayana Cristina Godoy (UNICAMP)
SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS
AGENTE DE LETRAMENTO: COMO SE FORMA NA UNIVERSIDADE? CONTRIBUIÇÕES DA
EXPERIÊNCIA COM O PIBID PARA A FORMAÇÃO DO AGENTE DE LETRAMENTO
Ailton Pereira Junior (UFSC)
Suziane Mossmann (UFSC)
ALFABETIZANDO CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DE CARNAUBAL (MUNICÍPIO
DE HORIZONTE/CE)
Lucas Melgaço da Silva (UFC)
Ana PaulaVasconcelos de Oliveira Tahim (UFC)
FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR
Francisco José Corrêa de Araújo (UFPA)
O OUTRO ANTERIOR E OS SUJEITOS DO FUTURO: REFRAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE ALUNOS
DE ENSINO MÉDIO E POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS
Julia Izabelle da Silva (UFG)
LÍNGUA(GEM) E SOCIEDADE: RECORTES TEÓRICOS SOBRE LÍNGUA E CLASSE SOCIAL
Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG)
Valdisnei Martins de Campos (UFG)
DO ORAL PARA O ESCRITO: O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA
MATERNA
Monalisa Teixeira da Costa (UFC)
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA - NA ESCOLA: PESQUISA E PRÁTICA
PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Daniel Ribeiro Rego (F. FORTIUM)
Wilder Fernando Pereira (F. FORTIUM)
A RECEPÇÃO DE MICHELINY VERUNSCHK NA SALA DE AULA
Claudine Faleiro Gill (UFG)
ANÁLISE DO FOCO NARRATIVO NA CANÇÃO-CRÔNICA “QUANDO O SAMBA ACABOU”, DE NOEL
ROSA
Rafael Souza Simões (UFG)
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS
A MULHER NO TROVADORISMO E NO ARCADISMO PORTUGUÊS
Élen da Costa Cardoso (FURG)
FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA
FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA
Gustavo Ewerson da Rocha Balbino (UFC)
A CRÍTICA AO CAPITALISMO EM OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO
Rodrigo Machado (UFV)
EM BUSCA DE UM FUTURISMO EM ÁLVARO DE CAMPOS
Gladson Fabiano de Andrade Sousa (UFMA)
Alexandre Carlos Silva Pereira (UFMA)
CONSTRUINDO A MULHER, NOS LIVROS “NAS TUAS MÃOS”, DE INÊS PEDROSA E, “O VALE DA
PAIXÃO”, DE LÍDIA JORGE
Gláucia da Silva Cosme (UFPEL)
AS SOMBRAS DE REIS BARBUDOS NAS SOMBRAS DA DITADURA
Maria Jacinta dos Santos Costa (UFRR)
Suraj Khemeraj (UFRR)
Simone dos Santos (UFRR)
A PAIXÃO TRISTEZA EM “EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ” DE VINÍCIUS E JOBIM
Isadora Massad Giani Pinheiro (UFG)
ESCRITA EM LIBERDADE: O FAZER METAFICCIONAL DE SILVIANO SANTIAGO
Luciene Araujo de Almeida (UFG)
A ESCOLA COMO LOCAL DE ASSIMILAÇÃO: UM PARALELO ENTRE “A MENINA VITÓRIA”, DE
ARNALDO SANTOS, E “ON SEEING ENGLAND FOR THE FIRST TIME”, DE JAMAICA KINCAID

Paulo Roberto Olmedo dos Santos (FURG)
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS
LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS E GÊNEROS TEXTUAIS: UM LEVANTAMENTO DOS GÊNEROS
PRESENTES NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA
Maria Letícia Martins Campos Ferreira (UFG)
LIVRO DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER
Priscila Sousa (UFSC)
Natássia Alano (UFSC)
O ENSINO DE CULTURA E LÍNGUA INGLÊSA PARA TERCEIRA IDADE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Lucas Araujo Chagas (UFU)
REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE LETRAS ESPANHOL
Lucas Barbosa de Melo (UnB)
Adriana Machado de Oliveira (UnB)
A RELAÇÃO APRENDIZ DE LE, INTERNET E APRENDIZADO AUTÔNOMO EM INGLÊS
INSTRUMENTAL
Patrícia Verônica Moreira (UFG)
O USO DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LE
Yashmin Michelle Ribeiro de Araújo (UFC)
POR UM APRENDIZADO AUTÔNOMO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Diego Goulart Machado Silva (UFG)
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UM NOVO MODELO PARA O ENSINO DA LÍNGUA
Réginne Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA)
LA LITERATURA COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL EN EL APRENDIZAJE DE E/LE
Daniele Mendonça de Paula Chaves (UFPA)
Cleissiane de Carvalho Araújo (UFPA)
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS
ESCOLA, HOMOFOBIA E BULLYING: O QUE OS ESTUDOS QUEER TÊM A VER COM ISSO?
Ailton de Santana (UNEB)
O PROGRAMA PIBID E O NOVO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: APRENDIZADO E
EVOLUÇÃO
Ruan Carlos Teles de Araújo (UFS)
ESMERALDA RIBEIRO E LIMA BARRETO: UM DIÁLOGO SEM SEGREDOS
Fabiana dos Santos Sousa (UFPI)
CHAPEUZINHO VERMELHO?... EU JÁ OUVI ESTE CONTO!: A CONSTRUÇÃO DO JOGO SEDUTOR
ENTRE OS PERSONAGENS
Thereza Cristine Santos Costa (UFAL)
Adilane dos Santos Farias (UFAL)
RÚTILO NADA: UMA LEITURA ERÓTICA
Alexandre Santos Ribeiro Coutinho (UFBA)
A ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS
Anderson Amaral de Oliveira (UFSM)
INCLUSÃO AO INVERSO
Denise Raquel Klein (UNINTER / FACINTER)
Lisnara Pra Zandonato (UFRGS)
Suzana de Fátima Fardin Berto (UNISC)
INTERNET E LEITURA CRÍTICA DAS MÍDIAS PARA SURDOS
Fernanda Bonfim de Oliveira (UFG)
Jéssie Rezende Araújo (UFG)
Lira Matos Martins (UFG)
Thainã Miranda Oliveira (UFG)
DIRETRIZES E EXTREMO NORTE: DIÁLOGOS DALCIDIANOS
Luciana Moraes dos Santos (UFPA)
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
Patricia Viviane Santos Flexa (IFPA)
UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HEDÔNICA
Wellington Freire Machado (FURG)
UM PENSAR SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE CURSO BASEADO EM TAREFAS
INSERIDO NO TEMA “CULTURA AFRICANA” PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lidiana Rocha Amaral (UFU)
O RESGATE DO IMAGINÁRIO POPULAR DA CIDADE DE BARREIRAS/BAHIA NOS CORDÉIS DE
PAULO HOLANDA
Ana Erica Reis da Silva (UNEB/UFG)
TRANSGRESSÃO FEMININA E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS NO CONTO "RESPOSTA", DE
HELENA PARENTE CUNHA
Arlete Miranda Amâncio (UNEB)
Ailton de Santana (UNEB)
Claudenir dos Santos Costa (UNEB)
A OBRA DE CAMPOS DE CARVALHO E ATUALIDADE DA CRÍTICA LITERÁRIA
Wanessa Damasceno Moreira (UFG)
CINEMA E LITERATURA: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA
Lemuel da Cruz Gandara (UFG)
DENÚNCIA SOCIAL EM “A SELVA” E “TRÊS CASAS E UM RIO”
Raiza Wallace Guimarães da Rocha (IFPA)
ANALISE CRÍTICA DA PERSONAGEM ANA DAVENGA, CONTO HOMÔNIMO DE CONCEIÇÃO
EVARISTO
Ana Ximenes Gomes de Oliveira (UFPB)
Mônica Rafaella Gonçalves de Andrade (UFPB)
Simeia de Castro Ferreira Neves (UFPB)
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS
O ESTUDO COMPARADO ENTRE CANTIGAS MEDIEVAIS E CORDÉIS
Ana Paula Santos Sarmanho (IFPA)
Brenda Tuany Pacheco Dias (IFPA)
Samantha dos Santos Mendes (IFPA)
TRÊS IMAGENS DE MARIA E O PAPEL SUBVERSIVO DO GÊNERO NO SAGRADO NAS OBRAS DE
MARINA COLASANTI E JOSÉ SARAMAGO
Ana Beatriz Peres de Sousa (UFG)
PERCURSO DO SUJEITO LÍRICO NA TRADIÇÃO POÉTICA OCIDENTAL: IDADE MÉDIA
Gabriella Batista Neves Martins (UFG)
A DESCONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS BÍBLICOS EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS
CRISTO
Matheus Silva Vieira (UFC)
A MODALIZAÇÃO DO ESTILO ÉPICO: POR OS LUSIADAS, DE CAMÕES, E PELA INVENÇÃO DO MAR
DE GERARDO MELLO MOURÃO
Pedro Henrique Andrade de Faria (UFG)
A MULHER NA SOCIEDADE, O DESEJO E A INTERDIÇÃO NA OBRA ''A CARNE'', DE JULIO RIBEIRO
Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI)
Edilson Lima Ribeiro (UESPI)
VIVER É SOFRER: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DE “CÁRCERE DAS ALMAS”, DE CRUZ E
SOUSA
Saulo Lopes de Sousa (UEMA)
O PHÁRMAKON DA LITERATURA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR NOS DIÁRIOS DE
KATHERINE MANSFIELD
João Gonçalves F. Christófaro Silva (UFMG)
A PRESENÇA DO ÉPICO E A CONSTRUÇÃO DO BRASIL EM MARTIM CERERÊ
Jackson da Silva Diniz (UFG)
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS
ENTRE O PENSAMENTO E A AÇÃO: COGNIÇÕES DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)
ENSINO DE INGLÊS, ESCOLA PÚBLICA E A WEB: TECENDO NOVAS REDES DE APRENDIZAGEM
Silvana Laurenço Lima (UFG)
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA RELAÇÃO DE PODER
Witallo da Cruz Fontineles (UFC)
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES
Moisés Santos Silva (UNEB)
PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO
ENTRETEXTOS
Camila Nascimento Lima Silva (UFMA)
Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA)
Sâmia Cristina Martins Silva (UEMA/UFMA)
OS QUADRINHOS: UM GÊNERO QUE FAZ HISTÓRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Vanessa Raquel da C. Furtado (UFPI/UESPI)
MESA DE DISCUSSÃO ACADÊMICA:
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS
FILOSOFIA, ARTE E HISTÓRIA: AS INFLUÊNCIAS DO ROMANTISMO ALEMÃO
Cleyton de Sousa Braga (UEMA/UFMA)
Edilson Vilaço de Lima (UFMA)
Thierry Victor França Castelo Branco. (UFMA)





PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
COMUNICAÇÃO – 19 de julho (16h – 18h30min)
SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS
CRENÇAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO SOBRE OS ESTUDOS CANADENSES
Cristiane Manzan Perine (UFU)
INFLUÊNCIA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Moisés Santos Silva (UNEB)
VOZ DA AMÉRICA: APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO
Nayana Brito de Almeida (UFPA)
Shislaine Mary Carvalho da Silva (UFPA)
DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM
JAMARY DOS PRETOS – TURIAÇU – MA
Claudemir Sousa (UFMA)
DISCURSOS IDEOLÓGICOS EM PERSONAGENS DE WALT DISNEY: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Habner Jose de Araujo Costa (UEG)
O PERCURSO EPISTEMOLÓGICO DA METAFÍSICA NOS CONSTRUTOS ACERCA DA LINGUAGEM
Jesiel Soares Silva (UFG)
VANGUARDA ARTÍSTICA JAPONESA E O TEATRO DE ANTUNES FILHO
Thiago Souza Matos (UEFS)
SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS
UMA PONTE ENTRE SÉCULOS: ECOS DA DIVINA COMÉDIA NOS VERSOS SATÂNICOS DE
MARANHÃO SOBRINHO
Gustavo Augusto de Abreu Clevelares (UERJ)
FERRÉZ: UMA ESCRITA DE RESISTÊNCIA
Carlianne Paiva Gonçalves (UFG)
Michel S. do Carmo (UFG)
O RECONHECIMENTO ARISTÓTELICO NA TRAGÉDIA COÉFORAS DE ÉSQUILO
Caroline Sandrise dos Santos Maia (UFPB)
JOSUÉ GUIMARÃES EM TRÊS TEMPOS
Pedro Afonso Barth (UPF)
Marisete Tramontina Beltrame (UPF)
A TRAGÉDIA EM CENA: ASPECTOS DA VINGANÇA EM MEDÉIA E DOGVILLE
Álvaro Pedro Carvalho Magalhães (UFBA)
O DUPLO EM WILLIAN WILSON REFLETIDO EM CLUBE DA LUTA
Luiz Gustavo Moreira Melo (UEMA)
Priscila Nunes Costa (UEMA)
Priscilla Saiuri Galeno de Lima (UEMA)
Raíssa Lins Sousa (UEMA)
A “TRANSMUTAÇÃO” NO TROVADORISMO E ARCADISMO COMO CARACTERISTICAS DE UM
PERIÓDO HISTÓRICO
Simoni Machado Gomes (FURG)
O SERTANEJO EM: "A TRISTE PARTIDA", DE PATATIVA DO ASSARÉ
Arusha Kelly Cravalho de Oliveira (UFC)
SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS
A ÁGUA NO CAPITULO IV DE MACUNAÍMA: UMA FONTE DE TRANSFORMAÇÃO
Gleubia da Silva Sousa (UFPA)
O PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO CAPÍTULO XV DE MACUNAÍMA
Karina Paraense de Souza (UFPA)
NOITE NA TAVERNA, CONTOS FANTÁSTICOS: FANTASMAS E AVENTUREIROS, MULHERES E
DEMÔNIOS, AMOR E MORTE
Rogério de Albuquerque Guimarães (UEPB)
Maria Simone da Cunha Almeida (UEPB)
ASPECTOS TEÓRICOS, FÍSICOS E CULTURAIS DA PAISAGEM NA LITERATURA DE JOÃO CABRAL
DE MELO NETO
Márcia Cabral Ribeiro (UEG)
José Elias Pinheiro Neto (UEG)
A DEMANDA DO SANTO GRAAL: UM MITO DE DISCURSO MEDIEVO
Camila Nascimento Lima Silva (UFMA)
Thiago Victor Araújo dos S. Nogueira (UFMA)
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES DE EMILY BONTË: UMA BREVE ANÁLISE DAS
REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO ROMANCE
Cristiane Viana da Silva (UESPI)
A CONCEPÇÃO DE MORTE EM HUMBERTO DE CAMPOS
Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA)
Veronice da Silva Ramos (UFMA)
Carla Xavier Costa (UFMA)
"O ANTILIRISMO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO: A PALAVRA CONCRETA EM O CÃO SEM
PLUMAS"
Ana Karolina Nascimento dos Santos (UFMA)
Priscila Fernanda Gomes da Silva (UFMA)
SALA 5 – FACULDADE DE LETRAS
NIETZSCHE E A LITERATURA
Lucas de Jesus Santos (UFBA)
CRÍTICA E SUBJETIVIDADE
Fernando Marinho Ferreira (UFG)
CRÍTICA LITERÁRIA: ENTRE CIÊNCIA E ARTE
Pauliany Martins (UFG)
APONTAMENTOS PARA UMA POÉTICA DA VOZ
Olliver Robson Mariano Rosa (UFG)
DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE: O HERÓI TRÁGICO E SUA JORNADA
Reinaldo Silva Santana (UFPA)
NOVE NOITES: UM ROMANCE CONSTRUÍDO A PARTIR DE MEMÓRIAS
Ana Paula Gomes Avelar (UEMA)
Jamilly Katarina Fonseca Silva (UEMA)
Kassianne Mendes Silva (UEMA)
Lyzandra de Lima Costa (UEMA)
OBSERVAÇÃO AMOROSA: A PERSPECTIVA AMOROSA E ÍNTIMA EM FERMINA DAZA, DE O AMOR
NOS TEMPOS DO CÓLERA
Marina Franciele Silva Stoeberl (UFPR)
LITERATURA E PSICANÁLISE
Thayná Pereira Lima (UEMA)
CRÍTICA LITERÁRIA: A ARTE DE INTERPRETAR UMA OBRA
Lázaro Eduardo Leal (UFG)
Rafaela Gonçalves (UFG)
Carmem Lúcia Ferreira da Luz (UFG)

SALA 6 – FACULDADE DE LETRAS
PRESIDENTE LULA E O ETHOS NA ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE
Dayara Rosa Silva (UFG)
Juliana Candido Queroz (UFG)
A FORMAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM MATÉRIAS DA REVISTA VEJA
José Eduardo Mendonça Umbelino Filho (UFG)
UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO CAMPONÊS PITIANGA: SUJEITO DE MUITAS
PALAVRAS
Odália Bispo de Souza (UNIFAN/UFG)
DOMINGOS VIEIRA FILHO E A FRASEOLOGIA NO FALAR MARANHENSE
Edson Lemos Pereira (UFMA)
ANÁLISE DA ESTRUTURA IRÔNICA SOR JUANINA NA CARTA EM RESPOSTA A SOR FOLOTEA
Ana Clara Vieira Fernandes (UFC)
O USO DO INGLÊS EM PUBLICIDADES DE FESTAS NA CIDADE DE CATALÃO-GO: DISCURSO,
MÍDIA E IDENTIDADE
Schneider Pereira Caixeta (UFG)
DE MISERÁVEL À HEROÍNA: AS ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO NO NOVO JORNALISMO
Maria Eduarda Araújo (UFPE)
PLÁGIO – CIRCULAÇÃO NA MÍDIA E SEUS EFEITOS
Wilson Ricardo Barbosa dos Santos (UFSCar)
ENTENDENDO ANÁFORAS: A NOÇÃO DE REFERÊNCIA E SEUS USOS
Vanessa SIlva de Lima (UFPE)
Vinícius Nicéas do Nascimento (UFPE)
SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS






















SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS
UMA ANÁLISE DE UMA DIFICULDADE DE PRODUÇÃO DE UM SEGMENTO SONORO SOB O OLHAR
DA FONÉTICA ACÚSTICA – ARTICULATÓRIA
Patrícia Gomes Aguiar (UFT)
FONÉTICA DO FRANCÊS NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA PARA BRASILEIROS
Witallo da Cruz Fontineles (UFC)
ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA
MATERNA
Carla Luana Santos Souza (UNEB)
Nadia de Jesus Santos (UNEB)
A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM: UM OLHAR VOLTADO PRA DARWIN E LAMARCK
Cecília Andrade Ribeiro (UFG)
Deylla Garcia Manjela (UFG)
PROJETO AMPER: RECURSOS PARA O ESTUDO DA VARIAÇÃO PROSÓDICA EM MINAS GERAIS
Vanessa Pinha (UFMG)
TRAÇOS DE ORALIDADE EM TEXTOS PRODUZIDOS POR CRIANÇAS EM FASE DE AQUISIÇÃO DA
ESCRITA
Vanessa Raquel da C. Furtado (UFPI/UESPI)
A RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NA CONSTRUÇÃO
DOS SENTIDOS NOS GÊNEROS NOTÍCIA E ARTIGO DE OPINIÃO
Amanda Beatriz de Araújo Sousa (UESPI)
SENTIDO, METALINGUAGEM E CIÊNCIA EM GREIMAS
Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor (UFG)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ITENS LEXICAIS DA LIBRAS
Anna Carolina Ribeiro Freitas (UFG)
Sara Stéphanie Ribas Cortez (UFG)
Vânia Gomes Bandeira (UFG)
PELOS CAMINHOS DO ERÓTICO
Siene Sasha Ferreira Gomes (UESPI)
AS MULHERES NA LITERATURA ERÓTICA: UMA VISÃO ACERCA DA SEXUALIDADE FEMININA NA
POESIA BRASILEIRA
Jorge Lucas Ferreira Caldas (UEMA)
A ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS
Anderson Amaral de Oliveira (UFSM)
AS NOVAS TÉCNICAS DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA
Mara Rubia Araujo de Lima (PUC-GO)
PERFIL PSICOLÓGICO DE HAMLET E OFÉLIA: A LOUCURA DISSIMULADA E A LOUCURA REAL
Letícia Maria da Silva Arruda (UNIFAN)
LINGUAGEM POÉTICA E PERFORMATIVA EM MANOEL BUENO BRITO E DELERMANDO VIEIRA
Patrícia Lelis Alves Dias Guerreiro (PUC-GO)
APROXIMAÇÕES ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE NO ROMANCE "OS IRMÃOS KARAMÁZOV
Cristiane Fernandes da Silva (UFG)
Keren Bernardino Tassoni (UFG)
Neire Márzia Rincon (UFG)
PLEXOS: AMOR, EROTISMO E METAFÍSICA NA OBRA 'O AMOR NATURAL'
Renan Michel Silva da Silva (UFPA)
O EROTISMO ROMÂNTICO NA POESIA DE CASTRO ALVES
Isadora Massad Giani Pinheiro (UFG)
SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS
A GÍRIA NOS QUADRINHOS INFANTIS
Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFG)
A ESTRUTUTURA DOS QUADRINHOS E A SUA RELEVÂNCIA PARA AS ARTIVIDADES
PEDAGÓGICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Paulo Rafael Bezerra Cardoso (IFPA)
Cláudio Madeira de Sousa (IFPA)
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO/APRENDIZADO CRÍTICO E REFLEXIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mayara Barbosa Tavares (UFG)
O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: APLICAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS
Tairine Queiroz de Souza Lima (UFG)
O ESPAÇO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS
PARÂMETROS?
João Paulo dos Santos de Andrade (UFPB)
Alex Feitosa Oliveira (UFS)
FORMAÇÕES DISCURSIVAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Célia Márcia Gonçalves Nunes Lobo (UFG)
PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE
Luciana Cozza Rodrigues (FURG)
ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Maria do Socorro Cardoso da Silva (UFPI)
BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
Ana Paula Clemente dos Santos (UEPB)
Jáder Vangelis de Lima Lopes (UEPB)
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS
LEI 10.639: CRITICAS A SUA ATUAL EFETIVAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES AO AMBIENTE ESCOLAR
Maria Cristhiane Alves Estevão (UFPB)
AS DIFICULDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SÃO LUÍS-MA: REFORÇANDO A
LEI Nº 10639/03
Lílian Gomes Silva (UNICEUMA)
A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS NA FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA
Jussara Sousa Almeida (UnB)
Alice Soares Pessoa (UnB)
OAPO EMOPINIM XENEOPE: PRODUÇÃO DE LITERATURA INDÍGENA
Alexandra Borba (UFPA)
Elizabeth Viana (UFPA)
UM APARATO DA SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL
Adriane Maciel Moura (UFPA)
Renan Roberto Louchard Leal (UFPA)
IDEOLOGIA E INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO COM GÊNEROS
Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA)
AS DIFERENÇAS DO ENSINO BRASILEIRO E DO ENSINO URUGUAIO NA FRONTEIRA - UM ESTUDO DE CASO NO CHUÍ (BRASIL)/CHUY (URUGUAI)
Vanessa Acosta de Azambuja (FURG)
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS
DO RETORNO DO MITO: APROXIMAÇÕES ENTRE IRACEMA E AVATAR
Rodrigo Vieira Ávila de Agrela (UFC)
A PRESENÇA DO MITO DO PARAÍSO NA OBRA FILMICA AVATAR
Ariana Carla Barbosa da Silva (UNEB)
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
Débora Siqueira de Andrade (UFV)
UMA CERTA NOVA TENDÊNCIA: A LOCALIZAÇÃO DA CINEFILIA E DA CRÍTICA DE CINEMA NAS
NOVAS MÍDIAS
Fabrício Cordeiro dos Santos (UFG)
A ANGELOLOGIA DE BLOOM NO CINEMA HOLLYWOODIANO
Gismair Martins Teixeira (UFG)
O SANGUE HUMANO E OS CULLEN – A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE TWILIGHT
Talles Henrique Lima (UFG)
CINEMA NACIONAL: PRODUCÕES A PARTIR DA LITERATURA BRASILEIRA E SUAS
POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
Elysmila Ferreira Marques (UEMA)
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM O MATADOR
Aliny Silva Portela (UFC)
Jéssica Gabrielle de Menezes Lima (UFC)
IDENTIDADE E IMAGINÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE FEMININA NO FILME "AS
HORAS"
Cristhefany Buozi Girotti (UFG)
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS
LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE INGLÊS NA ALFABETIZAÇÃO
Silvana Laurenço Lima (UFG)



A COERÊNCIA E A COESÃO NO PROCESSO AQUISITIVO DA NORMA CULTA: PERSPECTIVAS
PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NUMA ESCOLA PÚBLICA LUDOVICENSE
Eduardo Victor Lopes Cunha (UFMA)
Sandra Raimunda Ewerton (UFMA)
A LEITURA COMO INSTRUMENTO CONTRA A DESIGUALDADE SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO
CONEXÕES DE SABERES EM FORTALEZA
Maria Cláudia Vicente da Costa (UFC)
Ana Keully Pereira Bezerra (UFC)
Ana Caroliny da Silva Santos (UFC)
EM TORNO DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA: CONCEPÇÕES DE LEITURA DO PROFESSOR DE
LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Karliene Ferreira da Silva (UFMA)
CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO
Leila Suely da Costa Arnaud (UFPA)
A IMPORTÂNCIA DE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Sandra Jardim de Menezes Ferreira (UEG)
HIPERTEXTO: NOVAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DA LEITURA
Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI)
Daniel Silva Barbosa (UESPI)
LIVRO DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER
Priscila Sousa (UFSC)
Natássia Alano (UFSC)
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS
DENTRO DO ATELIÊ: O EROTISMO EM UM CRIME DELICADO
Fernando Bernadelli dos Santos (UFU)
VINÍCIUS DE MORAES: TRADIÇÕES E RUPTURAS NA POESIA MODERNA
Cleyton de Sousa Braga (UEMA/UFMA)
POESIA LÍRICA CONTEMPORÂNEA: ANACRONISMO E PLURALIDADE POÉTICA
Junior César Ferreira de Castro (UFG)
DIÁLOGOS ENTRE POESIA E HISTÓRIA: (DES)CONSTRUÇÕES
Priscila Tenório (UFAL)

MUSICALIDADE, FORMA E EXTENSÃO NA POESIA LÍRICA DE DORA FERREIRA DA SILVA
Tauana Maira Lino de Souza Estevão (UFG)
AS FACES DO AMOR NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA
Thayara Rodrigues Pinheiro (UFMA)
AS METÁFORAS CONCEITUAIS NA POESIA DE AUTORES DA ESCOLA ROMANTICA BRASILEIRA
Marcos Helam Alves da Silva (UESPI)
UM OLHAR SOBRE A TRADIÇÃO NOS POEMAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Miliana Mariano da Silva (UFG)
O ENGAJAMENTO DE UM EU POÉTICO NO POEMA MUNDO GRANDE DE CARLOS DRUMMOND DE
ANDRADE
Fernando Bernadelli dos Santos (UFU)
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS
TRADUÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA NOVA PERSPECTIVA NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM
Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA)
A (DES)MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA
Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)
A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Fabrício Cordeiro dos Santos (UFG)
A PROBLEMATIZAÇÃO DE RELAÇÕES DE GÊNERO: VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES DE ENSINO
CRÍTICO EM TURMAS DE NÍVEIS INICIAIS DE LÍNGUA INGLESA
Luciana Rezende Fernandes (UFG)
NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: SUAS EXPERIÊNCIAS DE
ENSINO E SUA IDENTIDADE GAY
Hélvio Frank de Oliveira (UEG/UFG)
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS SOBRE A "REFLEXÃO
CRÍTICA" NA FORMAÇÃO INICIAL
Morganny Ribeiro (UEG)
“O ENSINO CRÍTICO ME DEU VOZ”: DESCOLONIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE
LE/INGLÊS NO BRASIL
Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG)
COMO PRODUZIR MATERIAS PARA O ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA
Juliana Coelho da Costa (UEMA)
Karla Arraias Silva (UEMA)
O USO DA WEB PARA A OTIMIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Paulo André Lucena Alves (UFC)
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS
A EXCLUSÃO SOCIAL EM “O SOLDADINHO DE CHUMBO”
Maria Angélica Gonçalves de Farias (UNEB)
IDENTIDADE NEGRA: QUAIS SUAS ABORDAGENS NA LITERATURA BRASILEIRA?
Maria Dielle Reis dos Santos (UNEB)
Ana Paula de Jesus Santos (UNEB)
IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAIS: RAMIFICAÇÕES QUE SE TANGENCIAM
Renatha Choairy (UnB)
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AMAZÔNICA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA
Ildiane Silva Rodrigues (UFPA)
COMO DOCUMENTAR LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS POR MEIOS DIGITAIS
Camille Miranda (UFPA)
A SUBMISSÃO DA MULHER NEGRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE “IN LOVE ANDE
TROUBLE” DE ALICE WALKER E “CLARA DOS ANJOS” DE LIMA BARRETO
Matheus Oliveira de Moraes (UNEB)
A TEMÁTICA DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA FEMININA NA
LITERATURA ANGOLANA
Franciane Conceição da Silva (UESC)
“MARIA CORA”, DE MACHADO DE ASSIS: REMANESCÊNCIAS MEDIEVAIS
Yashmin Michelle Ribeiro de Araújo (UFC)
SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS
A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICOS COM OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO
ARAGUAIA – UFMT
Daniel Leite Almeida (UFMT)
REPRESENTAÇÕES DO CORPO-ALUNO: NORMA, PROMESSA E REBELDIA
Alita Carvalho Miranda Paraguassú (UFG)
DIAGNÓSTICO DO GRAU DE MATURIDADE DOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE
Francisca Elaine Sousa Marinho (UFPA)
“O FENÔMENO BULLING” O QUE É? COMO PREVENI-LO?
Nayane Silva Santos (UFS)
Ranielly de Almeida Lima (UFS)
O PEQUENO PRÍNCIPE, UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA SURDOS, COM BASE NO ENSINO
FORMAL EM SEGUNDA LÍNGUA
Ramon Mota (UnB)
Isabel Reis (UnB)
“TÔ CORRENDO” DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: UM ENSINO EPILINGUÍSTICO PARA SURDOS
Ramon Mota (UnB)
A INTERLÍNGUA COMO SUPORTE PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DO TEXTO
SURDO
Cristina Bianchi (UnB)
Edimilson Barbosa (UnB)
Juliana Gessi (UNESP)
ENSINO BILÍNGUE: DIREITO DO ALUNO SURDO
Rogério da Silva Marques (UFU)
Carla Medeiros Dias (UFU)
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS
A PROSA CORDELISTA DE OLNEY SÃO PAULO EM ABC DO ENFORCADO
Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)
REFLEXOS DAS NARRATIVAS ORAIS QUE VÃO ALÉM DAS FRONTEIRAS ENTRE BRASIL E PERU
Bithian Mota da Cruz (UFPA)
ENTRE O CLÁSSICO E O POPULAR: A INFLUÊNCIA E A INTERSECÇÃO ENTRE OS MITOS
CLÁSSICOS E OS POPULARES NA OBRA GURIATÃ: UM CORDEL PARA MENINO
Diogenes Jones Cysneiros (UFPE)
Eloany Homobono dos Santos (UEAP)
O INSÓLITO NAS NARRATIVAS FICCIONAIS
Lívia Rodrigues Barbosa (UEG)
Ivani Peixoto dos Santos (UEG)
UMA ANÁLISE DO ESCADA SEM "BEIJINHO-BEIJINHO, PAU-PAU!"
Luís Octávio Rogens de Melo Alves (UNIFESP)
OS TRÊS ALENCARES PRESENTES EM APENAS UM
Rodrigo Damacena Alves (UFG)
DO CHAMADO DESCOBRIMENTO À MODERNIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE
NACIONAL NA LITERATURA BRASILEIRA
Paullina Lígia Silva Carvalho (UEPB)
Patrícia Chagas de Sousa (UEPB)
O POEMA ÉPICO E O ROMANCE
Denise Freire Ventura (UFG)
LITERATURA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA OBRA A BALAIADA DE VIRIATO CORREIA
Renata Costa dos Santos (UFMA)
Aline Pereira Frazão (UFMA)
Tatiana Cunha do Nascimento (UFMA)
MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS
ATITUDES LINGUÍSTICAS E VARIAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NO FALAR
MARABAENSE
Ronan Lucas de Oliveira (UFG)
VOCALISMO E CONSONANTISMO: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA LINGUÍSTICO DA
COMUNIDADE QUILOMBOLA CIPOAL DOS PRETOS
Monique Souza Silva (UEMA)
OS SONS DO WAYAMPI: UMA ABORDAGEM ACÚSTICA PRELIMINAR
Fabíola Azevedo Baraúna (UFPA)
DEMONSTRATIVOS E O SISTEMA BINÁRIO: DADOS DIACRÔNICOS DE HELVÉCIA E CINZENTO
Ramon Arend Paranhos (UFBA)
A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E
ANÁLISE EMPÍRICA
Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA)
Raimundo Silva Neto (UEPA)
ATLAS PROSÓDICO MULTIMÉDIA DO PORTUGUÊS DO NORTE DO BRASIL – AMPER-POR:
VARIEDADE LINGÜÍSTICA DA ZONA RURAL DE BELÉM (PA)
Amanda Ariana Silva da Silva (UFPA)
Camila Roberta dos Santos Brito (UFPA)
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DOS JOVENS: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO USO DAS GÍRIAS
Anderson Ribeiro Dias (UEPA)
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: DESCOBRINDO AS MUDANÇAS HISTÓRICAS DE UMA LÍNGUA
Alana Samara Melo Neves (UFPA)
ORAÇÕES ADVERBIAIS MODAIS: UMA CLASSE QUE MERECE DESTAQUE
Tiago Moreira (PUC/PR)
SALA 33 (Sala de Reuniões – Piso inferior) – FACULDADE DE LETRAS
DESCORTINANDO O LABIRINTO: O ESPAÇO E O LUGAR NA NARRATIVA BORGIANA
Alessandro Barnabé Ferreira Santos (UFMA)
A ESPACIALIDADE NA CONTÍSTICA DE COLM TÓIBÍN
Cícero Manzan Corsi (UFG)
O LABIRINTO PSICOLÓGICO NO CONTO "WM" DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Lucilene Canilha Ribeiro (FURG)
A DUALIDADE DO SER NO CONTO “WILLIAN WILSON” DE EDGAR ALLAN POE
Junny Elly Eufrásio (UNIFAN)
Lorenna Souza Oliveira (UNIFAN)
Tatiane Gonçalves da Silveira (UNIFAN)
O LADRÃO, DE MÁRIO DE ANDRADE, INTERVINDO NAS RELAÇÕES SOCIAIS
Priscilla Cabral de Arruda (UFG)
CLARICE LISPECTOR E MIA COUTO EM UM DIÁLOGO POSSÍVEL: ESTUDO COMPARATISTA ENTRE
OS CONTOS “FELICIDADE CLANDESTINA” E “O VIAJANTE CLANDESTINO”
José Roberto do Nascimento Junior (UECE)
OLHARES ALÉM DE UMA TERRA DESCANSADA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS
CONTOS DE JHUMPA LAHIRI
Ranyane Melo Cláudio (UFPB)
TRAÇOS MELANCÓLICOS EM SONATA AO LUAR, DE BEETHOVEN E NO POEMA RETRATO, DE
CECÍLIA MEIRELES
Gessyca Pereira da Silva (PUC GO)





PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
MINICURSOS – 18 de julho (14h – 15h40min)

LOCAL
TRABALHO
PROPONENTE
SALA 02 – FACULDADE DE LETRAS
Contribuições Da Linguística Teórica Para O Ensino De Língua Portuguesa
Mirian Santos de Cerqueira (UFG)
Israel Elias Trindades (UFG)
SALA 03 – FACULDADE DE LETRAS
Os Desafios Da Tradução E Interpretação Das Expressões Idiomáticas Em Língua
Brasileira De Sinais
Joice da Silva Rosa (UFSC/IF-GO)
Lays da Silva Rosa (UFSC/IF-GO)
Márcia Matias dos Santos (UFSC/IF-GO)
SALA 04 – FACULDADE DE LETRAS
A DIFUSÃO E O ENSINO DO SISTEMA Elis - ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS*
*Minicurso realizado em dois dias.
Ana Cláudia Teixeira Coelho (UFG)
Fernanda Bonfim Oliveira (UFG)
Thiago Cardoso Aguiar (UFSC)
SALA 05 – FACULDADE DE LETRAS
Cinema E Literatura: Tópicos De Estética E Semiótica
Lemuel da Cruz Gandara (UFG)
Paula Rayane de Sena Vaz (UFG)
SALA 06 – FACULDADE DE LETRAS
Workshop Healthy Life Kids
Elaine Andrade Calhau dos Reis (UNEB)
Islene de Jesus Brito Pires (UNEB)
SALA 07 – FACULDADE DE LETRAS
Estratégias Literárias Para A Educação Bilíngüe De Surdos
Jaspion Leone Rocha (UFG)
SALA 08 – FACULDADE DE LETRAS
Língua Francesa: Primeiros Contatos
Nivia Cristina Santos Gomes (UEFS)
Hosana Kizzt da Cruz (UEFS)
SALA 09 – FACULDADE DE LETRAS
Neoromantismo – O Romantismo Do Século XXI
Leandro Braga di Salvo (UFRJ / CEDERJ)
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS
A Crônica E O Conto No Livro Didático: De Uma Teoria A Outra
Rodrigo Damacena Alves (UFG)
Renato de Oliveira Dering (UFV)
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS
Estratégias Lúdicas E Jogos Educativos Em Aulas De Espanhol Como Língua Estrangeira
Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo
Wadlia Araujo Tavares
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS
Literatura E Pintura: Uma Relação Dialógica Ao Longo Da História
Aline Rafaelly Rodrigues Souza (UFAL)
Simone Valéria de Araújo (UFAL)
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS
Lingua de Sinais Alemã*
*Minicurso realizado em dois dias.
Liona Paulus (Pesquisadora Alemã)
SALA 14 – FACULDADE DE LETRAS
A Incorporação De Sujeitos Discursivos Distintos No Ato Da Interpretação De
Língua Portuguesa/Língua Brasileira De Sinais (Lp/Ls)
Diego Mauricio Barbosa (UFSC)
Silvana Aguiar dos Santos (UFSC)
SALA 15 – FACULDADE DE LETRAS
Introdução A Libras: Uma Abordagem Dos Seus Aspectos Históricos, Legais,
Linguísticos E Seu Uso Prático
Messias Lima Soares (Instituto Athenas / Faculdade Dom Bosco)
Claudia Regina Alves Rodrigues (UEMA)
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS
Panorama Sobre O Cinema Asiático Contemporâneo
João Daniel Guimarães Oliveira (UEFS)
Thiago Souza Matos (UEFS)
SALA 18 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Aprender a criar para ensinar melhor: elaborando atividades para o ensino de português para surdos*
*Minicurso realizado em dois dias.
Sandra Patrícia F. Nascimento (UnB)
Juliana Gessi (Unesp)
Cristina Bianchi (UnB)

OFICINAS – 18 de julho (13h30min – 16h)

SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS
O letramento de crianças surdas na abordagem bilíngüe
Edna Misseno Pires (UFG)

SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS
Iniciação a fotografia
Elizabeth Tavares Vianna (UFPA)
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS
A leitura e a escrita Braile, suas especificidades, seu ensino
Jandira Azevedo da Silva (ALFA-GO)

SALA 33 (Sala de reuniões – Piso Inferior) – FACULDADE DE LETRAS
Jornal em sala de aula: multiplicidade de gêneros para formação de leitores e escritores
Tiago Moreira (PUC-PR)
SALA 43 (Sala do Mestrado – Piso inferior) – FACULDADE DE LETRAS
Pornografia, erotismo e literatura
Witallo da Cruz Fontineles (UFC)
MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS
Blog sobre a cultura hispânica
Julio Celso Duarte Vilamar (UFPA)
SALA 07 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Linguagem teatral no aprendizado de línguas estrangeiras
Jorge Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA)
Leonardo Rogério Reis Andrade (UFPA)
SALA 10 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Juegos y bromas: profesores y alumnos en búsquedade una nueva direcciónpara enseñaza – aprendizaje en español
Fabíola Soares da Silva (UFPA)
SALA 14 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Alfabetizar letrando: desafios e conquistas na Educação de jovens e adultos
Rosiane Campos Rosa (UEFS)
SALA 15 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Os gêneros textuais em sala de aula: como trabalhar com textos publicitários
Franciane Conceição da Silva (UESC)
SALA 17 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Técnicas de comunicação oral para profissionais de Letras
Myrian de Cássia Alves Conor (UFPA)


SALA 19 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Ensino de língua portuguesa para surdos
Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA)


SALA 20 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Leitura Dramática
Danila Laiana da Silva (UFG)
Olliver Robson Mariano Rosa (UFG)
SALA 21 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
O uso da música no ensino de LM e LE
Wadlia Araújo Tavares (UFC)
SALA 22 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Do texto à tela: como trabalhar o cinema em sala de aula
Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)
SALA 24 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Oficina de street dance
Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque (UFG)
AUDITÓRIO PRINCIPAL – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Tragédia Grega – Teoria e Prática
Luciano Heidrich Bisol (UFRGS)
Sabrina Juliana Schneider (UFRGS)

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL

MINICURSOS – 19 de julho (14h – 16h)

LOCAL
TÍTULO DO TRABALHO
PROPONENTE (S)
SALA 02 – FACULDADE DE LETRAS
Da Crônica Ao Documentário: Uma (Re) Leitura De Eurico Alves Boaventura Sob O
Foco Cinematográfico De Olney São Paulo
Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)
SALA 03 – FACULDADE DE LETRAS
Como Resolver Problemas Em Sala De Aula: Ensinando Professores A Aprender
Juntos
Fernanda Cardoso da Cunha Gomes (UEG)
Ingra Cristina Gomes Silvestre (UEG)
SALA 04 – FACULDADE DE LETRAS
A DIFUSÃO E O ENSINO DO SISTEMA Elis - ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS*
*Minicurso realizado em dois dias.
Ana Cláudia Teixeira Coelho (UFG)
Fernanda Bonfim Oliveira (UFG)
Thiago Cardoso Aguiar (UFSC)
SALA 05 – FACULDADE DE LETRAS
Elis - Escrita da Lingua de Sinais
Thiago Aguiar (UFG)
SALA 06 – FACULDADE DE LETRAS
Línguas Semíticas E Línguas Latinas: Um Breve Estudo Comparativo
Sergio Dario Costa Silva (Faculdade Anhanguera)
SALA 07 – FACULDADE DE LETRAS
Literatura Pornográfica: Entre A Política E A Estética
Davi Santana de Lara (UEFS)
Ederval Fernandes Amorim (UEFS)
SALA 08 – FACULDADE DE LETRAS
Elan Como Ferramenta De Transcrição Da Língua De Sinais
Karina Elis Christmann (UFSC)
SALA 09 – FACULDADE DE LETRAS
Intercalação De Gêneros Do Discurso: Um Fenômeno Multifacetado

Arthur Ribeiro Costa e Silva (UEPA)


SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS
Make War, Not Lovecraft: As Diferentes Mídias De Leitura E Produção Textual No
Horror Moderno

Bruno Oliveira Tardin (UFV)
Thales Moura Lima (UFV)
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS
Crenças E Experiências No Ensino/Aprendizagem De Línguas Como Focos Da
Linguística Aplicada
Hélvio Frank de Oliveira (UEG/UFG)
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS
Entre Fato E Ficção: Perspectiva Histórico-Crítica Sobre A Crônica
Larissa Leal Neves (UEPA)
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS
Lingua de Sinais Alemã*
*Minicurso realizado em dois dias.
Liona Paulus (Pesquisadora Alemã)
SALA 14 – FACULDADE DE LETRAS
Da Teoria De Princípios E Parâmetros À Notação X-Barra
Manoel Bomfim Pereira (UnB)
Ramon Corrêa Mota (UnB)
SALA 15 – FACULDADE DE LETRAS
Estratégias Lúdicas Para O Ensino De Libras Como Segunda Língua
Aline Silva Moreira (UFG)
Isabela Sanches Oliveira (UFG)
Katiane De Almeida Mello (UFG)
Kelly Francisca da Silva Brito (UFG)
Lucas Eduardo Marques (UFG)
Luíza Dorivê Antônio (UFG)
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS
A Renovação Semântica Dos Textos Poéticos No Repertório Do Show Dentro Do
Mar Tem Rio De Maria Bethânia
Wandersson Hidayck Silva (UFPE)
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS
Literatura Infanto-Juvenil E Formação De Leitores
Danilo Fernandes Sampaio de Souza (UNEB)
Artur Pereira da Silva (UNEB)
SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS
Cultura Hispano-Americana Nas Aulas De Língua Espanhola
Ruan Carlos Teles de Araújo (UFS)
Thais São Pedro de Santana (UFS)
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS
A Relação Entre Pontuação E O Entendimento Do Texto
Moniki Andrade Costa Lins (UFV)
Silvia Maria Alves Jorge (UFV)
SALA 33 (Sala de Reuniões) – FACULDADE DE LETRAS
Práticas De Letramento E A Oralidade Na Literatura De Cordel
Rafael da Silva Queiroz (IFPA)
Réginne Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA)
SALA 43 (Sala do Mestrado – Piso inferior) – FACULDADE DE LETRAS
Denotação Do Íntimo: Expressão Sexual E Erótica Em Específicas Obras Literárias
Wellington Freire Machado (FURG)
Gláucia da Silva Cosme (UFPEL)
Carolina Veloso Costa (UNILA)
MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS
Considerações Metodológicas Sobre O Ensino De Português Como Língua
Estrangeira: Um Olhar Sobre A Plataforma Tumblr
Carolina Alvim Ferreira (UnB)
Marcos Vinícius Ferreira Passos (UnB)
SALA 07 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Interpretação De Língua De Sinais/Português: Conhecer, Compreender E Propor
Ringo Bez de Jesus (UFPR/UFSC)
Silvana Aguiar dos Santos (UFSC)
Venicios Cassiano Linden (UFSC)
SALA 10 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
A Formação Do Sistema Literário No Século Xix: O Caso Do Extremo Sul Brasileiro
Artur Emilio Alarcon Vaz (FURG)
SALA 14 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Transgredindo Metodologias Na Formação De Professores/As De Línguas: A
Pesquisa Colaborativa
Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG)
SALA 15 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Speaking At Random: Alternativas Virtuais Para Um Ensino De Línguas Mais
Significativo
Jesiel Soares Silva (UFG)
SALA 17 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Libras: Uma Análise Das Crenças E Mitos Que Permeiam A Formação Inicial Dos
Professores De Letras
Ana Luisa Borba Gediel (UFV)
Débora Siqueira de Andrade (UFV)

SALA 18 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Aprender a criar para ensinar melhor: elaborando atividades para o ensino de português para surdos*
*Minicurso realizado em dois dias.
Sandra Patrícia F. Nascimento (UnB)
Juliana Gessi (Unesp)
Cristina Bianchi (UnB)
SALA 19 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Gêneros Do Discurso: Tema, Estilo E Composição
Patricia Verônica Moreira (UFG)
Paulo Henrique E. S. Nestor (UFG)
Raquel Queiroz de Almeida (UFG)
SALA 20 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Revisão E Editoração De Textos: Mercado Profissional E Fundamentos
Metodológicos

Sandra Borges (UFG)
SALA 21 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
A Ressemantização No Espaço Humorístico Televisivo Brasileiro
Everaldo dos Santos Almeida (FAMA)
SALA 22 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Inglês Para Iniciantes
Hosana Kizzt da Cruz (UEFS)
Nivia Cristina Santos Gomes (UEFS)
SALA 24 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)
Trocando Experiências Sobre O Ensino Crítico Nas Aulas De Língua Estrangeira
Leanna Evanesa Rosa (UFG)
Luciana Rezende Fernandes (UFG)
Regiane de Jesus Costa (UFG)




Para mesa de Abertura do 32º ENEL temos confirmadas as presenças de:


Prof. Dr. José Luiz Fiorin, um renomado professor e linguista brasileiro, é um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso, com centenas de publicações nessas áreas. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), defendeu mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, (Paris, França), (1983-1984) e na Universidade de Bucareste, (Bucareste, Romênia), (1991-1992). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo.

Prof. Dr. Edward Madureira Brasil é um Engenheiro Agronômo, professor universitário e atual reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Formado em 1984 pela Escola de Agronomia da UFG, cursou mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas nessa mesma unidade. Após trabalhar como pesquisador em uma empresa privada, ingressou na carreira docente na UFG, por concurso público, em 1994, atuando na graduação e pesquisa. Com a conclusão do doutorado, em 1998, passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, ministrando disciplinas e orientando teses e dissertações. Atualmente, participa de vários projetos de pesquisa e de extensão. Iniciou a carreira administrativa na coordenação de estágios do curso de Agronomia em 1995, e foi coordenador desse curso no período de 1996 a 1998. Eleito diretor da Escola, em 1998, reeleito para um segundo mandato em 2002. Nestas funções, além de participar ativamente dos Conselhos Superiores, atuou na difusão do conhecimento, projetando a UFG no cenário regional e nacional. Foi eleito reitor da UFG em 2005 e reeleito em 2009.

Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo é Doutor em Linguística Aplicada pela UFMG (2001). É professor da Faculdade de Letras da UFG desde 1992, onde leciona Língua Inglesa, na Graduação, e Linguística Aplicada, na Pós-Graduação. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem tópicos relacionados a erro e correção, ao processo de escrita, à aprendizagem colaborativa, bem como a questões interculturais na aprendizagem pelo regime de imersão. É autor de Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas e de Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Organizou o livro A aprendizagem colaborativa de línguas e, juntamente com Maria Cristina Pimentel Campos, da UFV, organizou os livros Culture and Arts in Brazil and in the United States: A bridge of multifaceted languages e Intercultural and Interdisciplinary Studies: Pursuits in Higher Education, frutos do Programa de Intercâmbio CAPES/FIPSE que dirigiram de 2006 a 2010. Além desses livros, possui 10 artigos publicados em periódicos especializados e 19 capítulos de livros. Tem vasta experiência administrativa, tendo sido Coordenador do Centro de Línguas da UFG por 8 anos e Coordenador do Curso de Letras e Vice-Diretor da Faculdade de Letras por 5 anos. Atualmente, é o Diretor da Faculdade de Letras da UFG. Organizou 6 das 7 edições do Seminário de Línguas Estrangeiras e seus respectivos Anais. Tem atuado desde 2002, junto ao INEP, como avaliador de Curso de Letras em diversas Instituições de nosso país. Orientou, até o presente momento, 14 Dissertações de Mestrado e 4 Teses de Doutorado. É membro do Conselho Editorial de diversos periódicos, entre os quais a Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Linguagem & Ensino, Gláuks etc.