PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
PAINÉIS – 19 de julho (15h – 17h)
  LOCAL: Pátio da Faculdade de Letras;
- · Os proponentes devem verificar na lista de trabalhos aprovados, divulgada no site do ENEL, o número de seu trabalho e identificar o local a ser apresentado;
 - · Proponentes que tenham outros trabalhos no mesmo horário (oficina, comunicação ou minicurso) devem informar a um representante da Comissão Acadêmica ou pelo email qual foi inscrito o trabalho, para que seja realizada a troca de horários para apresentação de um dos trabalhos;
 - · Demais casos devem ser levados a Comissão Acadêmica para análise.
 
COMUNICAÇÃO – 18 de julho (16h – 18h30min)
|     LOCAL  |        TÍTULO DO TRABALHO  |        PROPONENTE (S)  |   
|     SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS  |        A CRÍTICA-FICÇÃO EM CAPITU: MEMÓRIAS PÓSTUMAS  |        Rosângela Aparecida Cardoso (UFG)  |   
|     O CAMINHO PELA PSIQUE DO HOMEM EM MACHADO DE   ASSIS  |        Maisa Sousa Silva (UEG) José Elias Pinheiro Neto (UEG)  |   |
|     A AUDÁCIA DESTE HOMEM: AS LEITURAS FICCIONAIS DE   DOM CASMURRO  |        Daniel Baz dos Santos (FURG)  |   |
|     “AÍ VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS”: NOSTALGHÍA E   REMINISCÊNCIA EM DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, E CAPITU, DE LUIZ FERNANDO CARVALHO  |        Lara Luiza Spagnol Oliveira (UFMG)  |   |
|     O DEFUNTO – AUTOR EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS   CUBAS  |        Ludquellen Braga Dias (UFBA) Luana Lise Carmo da Solidade (UFBA)  |   |
|     AS FORMAS EMBRIONÁRIAS DE O GUARANI E IRACEMA EM AS “CARTAS SOBRE A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS” E A IMPORTÂNCIA DESTAS NA FORMAÇÃO DE NOSSA NACIONALIDADE LITERÁRIA  |        Sandra Mara Alves da Silva (UFC)  |   |
|     LITERATURA E GEOGRAFIA: TRANSDICIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA NO   ESTUDO DE MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO  |        José Elias Pinheiro Neto (UEG)  |   |
|     MULHERES E A NARRATIVA ESPANHOLA CONTEMPORÂNEA  |        Daniel Carlos Santos da Silva (UFPR)  |   |
|     REPRESENTAÇÕES DE IEMANJÁ EM MAR MORTO : O DESEJO PELA FIGURA MATERNA E DA MULHER  |        Fernando Bernadelli dos Santos (UFU)  |   |
|     EVA, LUÍZA E ELAS - OS DESEJOS FEMININOS   REPRIMIDOS E A MALDADE  |        Larisse Carvalho de Oliveira (UFC)  |   |
|     SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS  |        HOLOCAUSTO CANIBAL – CONDICIONAMENTO CULTURAL DA   CONCEPÇÃO DE VIOLENCIA GRATUITA   NA AVALIAÇÃO DE PRODUÇÕES MIDIÁTICAS  |        Vanessa   Oliveira de Jesus (UFBA)  |   
|     A NEGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DOS PERSONAGENS EM LORD   OF THE FLIES PARA ENFRENTAR   A REALIDADE  |        Dieyson   Costa (UFC)  |   |
|     A   CIDADE ENQUANTO ESPAÇO SÍGNICO: ESTUDO DE CASO EM SILENT HILL  |        Bruno   Oliveira Tardin – (UFV)  |   |
|     O INTERTEXTO RELIGIOSO EM LAVOURA ARCAICA: AS   RELAÇÕES HÍBRIDAS ENTRE CRISTIANISMO   E ISLAMISMO  |        Cristiane   Fernandes da Silva (UFG)  |   |
|     A LITERATURA DOS ROMANCES-FOLHETINS COMO RIQUEZAS   NA BELLE-ÉPOQUE   DE BELÉM DO PARÁ  |        Maina Salén Correia Pereira (UFPA) Diogo   Luan Uchôa da Luz (UFPA)  |   |
|     A   MORFOLOGIA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS  |        Maitana Tavares (FURG) Twyne   Ramos (FURG)  |   |
|     AS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DE ILHÉUS NA OBRA   GABRIELA, CRAVO E CANELA DE JORGE AMADO  |        Flávia Dantas Rodrigues (UESC)  |   |
|     REVOLUÇÃO   E IDENTIDADE EM LA BAIE D'ALGER, DE LOUIS GARDEL  |        Jorge   Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA)  |   |
|     SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS  |        O   SIMULACRO E O GÊNERO REPORTAGEM NO VESTIBULAR  |        Gislane   Kátia Tessarolo (UFG)  |   
|     O DESEMPENHO DE UM ETIQUETADOR MORFOSSINTÁTICO EM   TEXTOS JORNALÍSTICOS DAS CINCO   REGIÕES DO BRASIL  |        André Chaves Santiago (UFC) Roberto Lopes da Silva Filho (UFC)  |   |
|     CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE: UMA ANÁLISE   SEMIÓTICA DE MATÉRIAS DOS JORNAIS   ‘O LIBERAL’ E ‘DIÁRIO DO PARÁ’  |        Kleiton   Luiz Nascimento Reis (UFPA)  |   |
|     LEITURAS INTERDISCIPLINARES: UMA PRÁTICA PARA   SUBSIDIAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO CURSO DE LETRAS  |        Wesley Lima Santos (UFV)  |   |
|     SANGUE SEM DONO E HISTÓRIAS HÍBRIDAS DE UMA SENHORA DE RESPEITO: DA AUTOFICÇÃO À   AUTOBIOGRAFIA DE CARMEN DA SILVA  |        Alexandre   Pinto da Silva (FURG)  |   |
|     FENÔMENOS SEMÂNTICOS DAS TIRAS DE MAFALDA: OS   PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS NA   CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER  |        Jéssika Aline de Lima Paulino (UEPB) Mayara   Barreto Arruda (UEPB)  |   |
|     SALA 5 - FACULDADE DE LETRAS  |        BEST-SELLER: ABORDAGENS DA LITERATURA   DE MASSA EM SALAS DE AULA  |        Renato de Oliveira Dering (UFV)  |   
|     LENDO O LEITOR: RELAÇÕES DE LEITURA   EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO  |        Mario Fausto de Oliveira Neto (UFBA)  |   |
|     NOVOS MÉTODOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTEÚDO   VERSUS DINAMIZAÇÃO EM SALA DE AULA  |        Francisco César Costa Lins (UEPB) Robson Silva Ribeiro (UEPB)  |   |
|     AS QUESTÕES DE COMPREENSÃO/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO   NOS LDP: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR  |        Alexsandra Silva Ramos (UFPE)  |   |
|     AS MARCAS DO CINEMA NA LITERATURA  |        Manoel da Lapa Fonseca da Silva   (UNEB)  |   |
|     O CINEMA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS  |        Alexsssandro Ribeiro Moura (UFG)  |   |
|     NO LIMITE DO HIPERESTÍMULO: REFLEXÕES INICIAIS   SOBRE O INDIVÍDUO PÓS-MODERNO NA ERA DO 3D  |        Caroline Anielle S. B. Pires (UFG)  |   |
|     OFICINAS   DE LITERATURA EM SALA DE AULA: POR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA  |        Cristiane   Manzan Perine (ILEEL/UFU)  |   |
|     SALA 6 - FACULDADE DE LETRAS  |        ENXERGANDO ALÉM DAS FRONTEIRAS DA VISÃO   FISIOLÓGICA: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE LEDORES E LEITORES. AÇÕES DO PIBID/ CAPES-UFG   (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM  |        Daniela de Almeida Assunção (UFG) Elizabeth Morena do Nascimento (UFG)  |   
|     MACAPACARANA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E   (SOCIO)LINGÜÍSTICA AO RECONHECIMENTO DAS IDENTIDADES CULTURAIS DO POVO   AMAPAENSE  |        Romário Duarte Sanches (IESAP /   UNIFAP)  |   |
|     A UNIDADE DE SENTIDO NAS SITUAÇÕES   REAIS DE USO DA LÍNGUA  |        Robson Borges Rua (UFPA)  |   |
|     A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE SURDOS E   OUVINTES: LINGUAGEM ORAL X LINGUAGEM DE SINAIS  |        Adriane Maciel Moura (UFPA) Ana Paula Almeida Barros (UFPA) Juliana Almeida Barros (UFPA) Roberta Gysane de Lima Pureza (UFPA)  |   |
|     A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA   VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E ANÁLISE EMPÍRICA  |        Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA) Raimundo Silva Neto (UEPA)  |   |
|     SOCIOSSEMIÓTICA DA DIALÉTICA ENTRE   OUVINTES E SURDOS  |        José de Sousa Silva (UFG)  |   |
|     SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS FATORES GÊNERO E   ESCOLARIDADE EM ENTREVISTAS SOCIOLINGUÍSTICAS  |        Clara Coelho Mangolin (UNICAMP)  |   |
|     EMPRÉSTIMO POR TRANSLITERAÇÃO DA   LETRA INICIAL EM LIBRAS  |        Kelly Francisca da Silva Brito (UFG) Lucas Eduardo Marques Santos (UFG) Aline Silva Moreira (UFG)  |   |
|     A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO E SUAS   FACETAS NO ENSINO  |        Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco   (UEPA)  |   |
|     CONTRASTES FONOLÓGICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE   SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DE   (IN)DEPENDÊNCIA NA ESTRUTURA LINGUÍSTICA  |        Camila Fernandes dos Santos (UFRB) Judite Araújo dos Santos (UFRB) Robevaldo Correia dos Santos (UFRB)  |   |
|     SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS  |        ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS DO PRECONCEITO   LINGUÍSTICO ENTRE HOMENS E MULHERES  |        Inocêncio Pinto de Araújo Júnior (UFC) Rafael Evaristo Faustino (UFC)  |   
|     LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SURDEZ: PRÁTICAS   EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CRIANÇAS SURDAS  |        Renata Santana Silva (UFPA)  |   |
|     ESTRUTURA SILÁBICA DA LÍNGUA KATUKINA   (PÁNO)  |        Flávia Leonel Falchi (UFG)  |   |
|     DICIONÁRIO DE TERMOS DA FAUNA DA   COMUNIDADE INDÍGENA ARAWETÉ  |        Gabriel Pereira Rodrigues (UFPA)  |   |
|     VARIAÇÃO LEXICAL DO VOCÁBULO   HOMOSSEXUAL (MASCULINO) EM SÃO LUÍS –MA  |        Theciana Silva Silveira (UFMA) Wallysson Rodrigo Silva dos Santos   (UFMA)  |   |
|     A TRADUÇÃO DO TU E DO VOUS: UMA ANÁLISE   CONTRASTIVA SÓCIO-CULTURAL NO LIVRO LE TESTAMENT DU PEUPLE DES ABRES  |        Everton da Silva Oliveira (UFPB) Tainá Telles Cardoso (UFPB)  |   |
|     EDIÇÃO DE CARTAS BAIANAS DA SEGUNDA METADE DO   SÉCULO XX: CONSTITUINDO CORPUS PARA ESTUDO DA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS   BRASILEIRO  |        Maiany Soares de Oliveira (UEFS)  |   |
|     SISTEMA VOCÁLICO DO PORTUGUÊS FALADO   BELÉM DO PARÁ: ANÁLISE EXPERIMENTAL  |        Ana Carolina Reis da Silva (UFPA) Érica do Socorro Barbosa Reis (UFPA)  |   |
|     LÍNGUA E CULTURA: A RELIGIOSIDADE EXPRESSA NO   LÉXICO DAS NARRATIVAS DE MORADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE   CATALÃO (GO)  |        Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG)  |   |
|     SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS  |        A VARIAÇÃO DOS RÓTICOS EM POSIÇÃO DE   CODA FINAL NO PORTUGUÊS DE ANGOLA  |        Thamíris Santana Coelho (UEFS)  |   
|     O OBJETO NULO NO PORTUGUÊS DE ANGOLA  |        Jacilene da Silva Souza (UEFS)  |   |
|     O USO DAS VARIANTES /ãw/ ~ /õw/ ~ /õ/ NA FALA DA   COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS NO INTERIOR DO PARÁ  |        Lígia Pinheiro Negrão (UFPA)  |   |
|     EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO DE LACUNAS: UM   INSTRUMENTO PARA ANALISAR O ABAIXAMENTO DAS VOGAIS ALTAS  |        Veronica Santos do Amaral (UFPEL)  |   |
|     O ESTUDO DE REGISTROS E ESTILOS LINGUÍSTICOS NA   ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  |        Rafael da Silva Queiroz (IFPA)  |   |
|     CONTRIBUIÇÕS GERATIVISTAS PARA O   ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA  |        Junia Lorenna da Silva (UnB)  |   |
|     COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL NO PORTUGUÊS MODERNO:   ORAÇÕES FINITAS OU INFINITIVAS?  |        Isabela Gennari de Souza (UnB)  |   |
|     O EMPREGO DO SUFIXO ÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDÉIA DE POPULAR,   EM SÃO LUÍS (MA)  |        Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA) Michelle Aranha Coelho dos Santos   (UFMA)  |   |
|     A INFLUÊNCIA DO ASPECTO VERBAL NA RESOLUÇÃO DE   ANÁFORAS PRONOMINAIS NA LÍNGUA PORTUGUESA  |        Vanessa Pinha (UFMG) Mahayana Cristina Godoy (UNICAMP)  |   |
|     SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS  |        AGENTE DE LETRAMENTO: COMO SE FORMA NA   UNIVERSIDADE? CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID PARA A   FORMAÇÃO DO AGENTE DE LETRAMENTO  |        Ailton Pereira Junior (UFSC) Suziane Mossmann (UFSC)  |   
|     ALFABETIZANDO CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA NA   COMUNIDADE DE CARNAUBAL (MUNICÍPIO DE HORIZONTE/CE)  |        Lucas Melgaço da Silva (UFC) Ana PaulaVasconcelos de Oliveira   Tahim (UFC)  |   |
|     FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR  |        Francisco José Corrêa de Araújo   (UFPA)  |   |
|     O OUTRO ANTERIOR E OS SUJEITOS DO FUTURO:   REFRAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E POVOS INDÍGENAS   BRASILEIROS  |        Julia Izabelle da Silva (UFG)  |   |
|     LÍNGUA(GEM) E SOCIEDADE: RECORTES   TEÓRICOS SOBRE LÍNGUA E CLASSE SOCIAL  |        Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG) Valdisnei Martins de Campos (UFG)  |   |
|     DO ORAL PARA O ESCRITO: O PROCESSO DE   RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA  |        Monalisa Teixeira da Costa (UFC)  |   |
|     O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA - NA   ESCOLA: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA   PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO  |        Daniel Ribeiro Rego (F. FORTIUM) Wilder Fernando Pereira (F. FORTIUM)  |   |
|     A RECEPÇÃO DE MICHELINY VERUNSCHK NA   SALA DE AULA  |        Claudine Faleiro Gill (UFG)  |   |
|     ANÁLISE DO FOCO NARRATIVO NA CANÇÃO-CRÔNICA   “QUANDO O SAMBA ACABOU”, DE NOEL ROSA  |        Rafael Souza Simões (UFG)  |   |
|     SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS  |        A MULHER NO TROVADORISMO E NO   ARCADISMO PORTUGUÊS  |        Élen da Costa Cardoso (FURG)  |   
|     FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA   EXISTENCIALISTA  |        FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA Gustavo Ewerson da Rocha Balbino   (UFC)  |   |
|     A CRÍTICA AO CAPITALISMO EM OLHAI   OS LÍRIOS DO CAMPO  |        Rodrigo Machado (UFV)  |   |
|     EM BUSCA DE UM FUTURISMO EM ÁLVARO DE   CAMPOS  |        Gladson Fabiano de Andrade Sousa (UFMA) Alexandre Carlos Silva Pereira (UFMA)  |   |
|     CONSTRUINDO A MULHER, NOS LIVROS “NAS TUAS MÃOS”,   DE INÊS PEDROSA E, “O VALE DA PAIXÃO”, DE LÍDIA JORGE  |        Gláucia da Silva Cosme (UFPEL)  |   |
|     AS SOMBRAS DE REIS BARBUDOS NAS   SOMBRAS DA DITADURA  |        Maria Jacinta dos Santos Costa (UFRR) Suraj Khemeraj (UFRR) Simone dos Santos (UFRR)  |   |
|     A PAIXÃO TRISTEZA EM “EU NÃO EXISTO   SEM VOCÊ” DE VINÍCIUS E JOBIM  |        Isadora Massad Giani Pinheiro (UFG)  |   |
|     ESCRITA EM   LIBERDADE: O FAZER METAFICCIONAL DE SILVIANO SANTIAGO  |        Luciene Araujo de Almeida (UFG)  |   |
|     A ESCOLA COMO LOCAL DE ASSIMILAÇÃO: UM PARALELO   ENTRE “A MENINA VITÓRIA”, DE ARNALDO SANTOS, E “ON SEEING ENGLAND FOR THE FIRST TIME”, DE JAMAICA   KINCAID  |        Paulo Roberto Olmedo dos Santos   (FURG)  |   |
|     SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS  |        LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS E GÊNEROS TEXTUAIS: UM   LEVANTAMENTO DOS GÊNEROS PRESENTES   NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA  |        Maria   Letícia Martins Campos Ferreira (UFG)  |   
|     LIVRO   DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER  |        Priscila Sousa (UFSC) Natássia   Alano (UFSC)  |   |
|     O   ENSINO DE CULTURA E LÍNGUA INGLÊSA PARA TERCEIRA IDADE: PERSPECTIVAS E   DESAFIOS  |        Lucas   Araujo Chagas (UFU)  |   |
|     REFLEXÕES   SOBRE O CURSO DE LETRAS ESPANHOL  |        Lucas Barbosa de Melo (UnB) Adriana   Machado de Oliveira (UnB)  |   |
|     A RELAÇÃO APRENDIZ DE LE, INTERNET E APRENDIZADO   AUTÔNOMO EM INGLÊS INSTRUMENTAL  |        Patrícia   Verônica Moreira (UFG)  |   |
|     O   USO DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LE  |        Yashmin   Michelle Ribeiro de Araújo (UFC)  |   |
|     POR   UM APRENDIZADO AUTÔNOMO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS  |        Diego   Goulart Machado Silva (UFG)  |   |
|     SEQUÊNCIAS   DIDÁTICAS: UM NOVO MODELO PARA O ENSINO DA LÍNGUA  |        Réginne   Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA)  |   |
|     LA LITERATURA COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL EN EL   APRENDIZAJE DE E/LE  |        Daniele Mendonça de Paula Chaves (UFPA) Cleissiane   de Carvalho Araújo (UFPA)  |   |
|     SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS  |        ESCOLA,   HOMOFOBIA E BULLYING: O QUE OS ESTUDOS QUEER TÊM A VER COM ISSO?  |        Ailton   de Santana (UNEB)  |   
|     O PROGRAMA PIBID E O NOVO PROFESSOR DE LÍNGUA   PORTUGUESA: APRENDIZADO E EVOLUÇÃO  |        Ruan   Carlos Teles de Araújo (UFS)  |   |
|     ESMERALDA   RIBEIRO E LIMA BARRETO: UM DIÁLOGO SEM SEGREDOS  |        Fabiana   dos Santos Sousa (UFPI)  |   |
|     CHAPEUZINHO VERMELHO?... EU JÁ OUVI ESTE CONTO!:   A CONSTRUÇÃO DO JOGO SEDUTOR ENTRE   OS PERSONAGENS  |        Thereza Cristine Santos Costa (UFAL) Adilane   dos Santos Farias (UFAL)  |   |
|     RÚTILO   NADA: UMA LEITURA ERÓTICA  |        Alexandre   Santos Ribeiro Coutinho (UFBA)  |   |
|     A   ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS  |        Anderson   Amaral de Oliveira (UFSM)  |   |
|     INCLUSÃO   AO INVERSO  |        Denise Raquel Klein (UNINTER / FACINTER) Lisnara Pra Zandonato (UFRGS) Suzana   de Fátima Fardin Berto (UNISC)  |   |
|     INTERNET E LEITURA CRÍTICA DAS MÍDIAS   PARA SURDOS  |        Fernanda Bonfim de Oliveira (UFG) Jéssie Rezende Araújo (UFG) Lira Matos Martins (UFG) Thainã Miranda Oliveira (UFG)  |   |
|     DIRETRIZES   E EXTREMO NORTE: DIÁLOGOS DALCIDIANOS  |        Luciana   Moraes dos Santos (UFPA)  |   |
|     SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS  |        A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL   NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA  |        Patricia Viviane Santos Flexa (IFPA)  |   
|     UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HEDÔNICA  |        Wellington Freire Machado (FURG)  |   |
|     UM PENSAR SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO   DE CURSO BASEADO EM TAREFAS INSERIDO NO TEMA “CULTURA AFRICANA”   PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL  |        Lidiana Rocha Amaral (UFU)  |   |
|     O RESGATE DO IMAGINÁRIO POPULAR DA CIDADE DE   BARREIRAS/BAHIA NOS CORDÉIS DE PAULO HOLANDA  |        Ana Erica Reis da Silva (UNEB/UFG)  |   |
|     TRANSGRESSÃO FEMININA E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS   NO CONTO "RESPOSTA", DE HELENA PARENTE CUNHA  |        Arlete Miranda Amâncio (UNEB) Ailton de Santana (UNEB) Claudenir dos Santos Costa (UNEB)  |   |
|     A OBRA DE CAMPOS DE CARVALHO E   ATUALIDADE DA CRÍTICA LITERÁRIA  |        Wanessa Damasceno Moreira (UFG)  |   |
|     CINEMA E LITERATURA: O PROCESSO DE   ADAPTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA  |        Lemuel da Cruz Gandara (UFG)  |   |
|     DENÚNCIA SOCIAL EM “A SELVA” E “TRÊS   CASAS E UM RIO”  |        Raiza Wallace Guimarães da Rocha   (IFPA)  |   |
|     ANALISE CRÍTICA DA PERSONAGEM ANA DAVENGA, CONTO   HOMÔNIMO DE CONCEIÇÃO EVARISTO  |        Ana Ximenes Gomes de Oliveira (UFPB) Mônica Rafaella Gonçalves de Andrade (UFPB) Simeia de Castro Ferreira Neves   (UFPB)  |   |
|     SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS  |        O ESTUDO COMPARADO ENTRE CANTIGAS   MEDIEVAIS E CORDÉIS  |        Ana Paula Santos Sarmanho (IFPA) Brenda Tuany Pacheco Dias (IFPA) Samantha dos Santos Mendes (IFPA)  |   
|     TRÊS IMAGENS DE MARIA E O PAPEL SUBVERSIVO DO   GÊNERO NO SAGRADO NAS OBRAS DE MARINA COLASANTI E JOSÉ SARAMAGO  |        Ana Beatriz Peres de Sousa (UFG)  |   |
|     PERCURSO DO SUJEITO LÍRICO NA   TRADIÇÃO POÉTICA OCIDENTAL: IDADE MÉDIA  |        Gabriella Batista Neves Martins (UFG)  |   |
|     A DESCONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS BÍBLICOS EM O   EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO  |        Matheus Silva Vieira (UFC)  |   |
|     A MODALIZAÇÃO DO ESTILO ÉPICO: POR OS LUSIADAS, DE CAMÕES, E PELA INVENÇÃO DO MAR DE GERARDO MELLO MOURÃO  |        Pedro Henrique Andrade de Faria (UFG)  |   |
|     A MULHER NA SOCIEDADE, O DESEJO E A   INTERDIÇÃO NA OBRA ''A CARNE'', DE JULIO RIBEIRO  |        Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI) Edilson Lima Ribeiro (UESPI)  |   |
|     VIVER É SOFRER: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DE   “CÁRCERE DAS ALMAS”, DE CRUZ E SOUSA  |        Saulo Lopes de Sousa (UEMA)  |   |
|     O PHÁRMAKON DA LITERATURA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR NOS DIÁRIOS DE KATHERINE MANSFIELD  |        João Gonçalves F. Christófaro Silva   (UFMG)  |   |
|     A PRESENÇA DO ÉPICO E A CONSTRUÇÃO DO   BRASIL EM MARTIM CERERÊ  |        Jackson da Silva Diniz (UFG)  |   |
|     SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS  |        ENTRE O PENSAMENTO E A AÇÃO: COGNIÇÕES DE   APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA  |        Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)  |   
|     ENSINO DE INGLÊS, ESCOLA PÚBLICA E A WEB: TECENDO NOVAS REDES DE APRENDIZAGEM  |        Silvana Laurenço Lima (UFG)  |   |
|     PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA RELAÇÃO   DE PODER  |        Witallo da Cruz Fontineles (UFC)  |   |
|     DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CAUSAS,   CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES  |        Moisés Santos Silva (UNEB)  |   |
|     PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E   DESAFIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO ENTRETEXTOS  |        Camila Nascimento Lima Silva (UFMA) Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA) Sâmia Cristina Martins Silva   (UEMA/UFMA)  |   |
|     OS   QUADRINHOS: UM GÊNERO QUE FAZ HISTÓRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA  |        Vanessa   Raquel da C. Furtado (UFPI/UESPI)  |   |
|     MESA DE DISCUSSÃO ACADÊMICA:  |   ||
|     SALA   22 – FACULDADE DE LETRAS  |        FILOSOFIA, ARTE E HISTÓRIA: AS INFLUÊNCIAS DO   ROMANTISMO ALEMÃO  |        Cleyton   de Sousa Braga (UEMA/UFMA) Edilson   Vilaço de Lima (UFMA) Thierry Victor França Castelo Branco. (UFMA)  |   
|     |        |        |   
PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
COMUNICAÇÃO – 19 de julho (16h – 18h30min)
|     SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS  |        CRENÇAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO   SOBRE OS ESTUDOS CANADENSES  |        Cristiane Manzan Perine (UFU)  |   
|     INFLUÊNCIA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NO   PORTUGUÊS BRASILEIRO  |        Moisés Santos Silva (UNEB)  |   |
|     VOZ DA AMÉRICA: APROXIMAÇÃO E   DISTANCIAMENTO  |        Nayana Brito de Almeida (UFPA) Shislaine Mary Carvalho da Silva   (UFPA)  |   |
|     DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DAS   IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM JAMARY DOS PRETOS – TURIAÇU – MA  |        Claudemir Sousa (UFMA)  |   |
|     DISCURSOS IDEOLÓGICOS EM PERSONAGENS   DE WALT DISNEY: UMA ANÁLISE CRÍTICA  |        Habner Jose de Araujo Costa (UEG)  |   |
|     O PERCURSO EPISTEMOLÓGICO DA   METAFÍSICA NOS CONSTRUTOS ACERCA DA LINGUAGEM  |        Jesiel Soares Silva (UFG)  |   |
|     VANGUARDA ARTÍSTICA JAPONESA E O   TEATRO DE ANTUNES FILHO  |        Thiago Souza Matos (UEFS)  |   |
|     SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS  |        UMA PONTE ENTRE SÉCULOS: ECOS DA DIVINA COMÉDIA NOS VERSOS SATÂNICOS DE MARANHÃO   SOBRINHO  |        Gustavo   Augusto de Abreu Clevelares (UERJ)  |   
|     FERRÉZ:   UMA ESCRITA DE RESISTÊNCIA  |        Carlianne Paiva Gonçalves (UFG) Michel   S. do Carmo (UFG)  |   |
|     O   RECONHECIMENTO ARISTÓTELICO NA TRAGÉDIA COÉFORAS DE ÉSQUILO  |        Caroline   Sandrise dos Santos Maia (UFPB)  |   |
|     JOSUÉ   GUIMARÃES EM TRÊS TEMPOS  |        Pedro Afonso Barth (UPF) Marisete   Tramontina Beltrame (UPF)  |   |
|     A   TRAGÉDIA EM CENA: ASPECTOS DA VINGANÇA EM MEDÉIA E DOGVILLE  |        Álvaro   Pedro Carvalho Magalhães (UFBA)  |   |
|     O   DUPLO EM WILLIAN WILSON REFLETIDO EM CLUBE DA LUTA  |        Luiz Gustavo Moreira Melo (UEMA) Priscila Nunes Costa (UEMA) Priscilla Saiuri Galeno de Lima (UEMA) Raíssa   Lins Sousa (UEMA)  |   |
|     A “TRANSMUTAÇÃO” NO TROVADORISMO E ARCADISMO COMO   CARACTERISTICAS DE UM PERIÓDO HISTÓRICO  |        Simoni Machado Gomes (FURG)  |   |
|     O SERTANEJO EM: "A TRISTE   PARTIDA", DE PATATIVA DO ASSARÉ  |        Arusha Kelly Cravalho de Oliveira (UFC)  |   |
|     SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS  |        A   ÁGUA NO CAPITULO IV DE MACUNAÍMA: UMA FONTE DE TRANSFORMAÇÃO  |        Gleubia   da Silva Sousa (UFPA)  |   
|     O PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO CAPÍTULO   XV DE MACUNAÍMA  |        Karina Paraense de Souza (UFPA)  |   |
|     NOITE NA TAVERNA, CONTOS FANTÁSTICOS: FANTASMAS E   AVENTUREIROS, MULHERES E DEMÔNIOS, AMOR E MORTE  |        Rogério de Albuquerque Guimarães (UEPB) Maria Simone da Cunha Almeida (UEPB)  |   |
|     ASPECTOS TEÓRICOS, FÍSICOS E CULTURAIS DA   PAISAGEM NA LITERATURA DE JOÃO CABRAL DE   MELO NETO  |        Márcia Cabral Ribeiro (UEG) José   Elias Pinheiro Neto (UEG)  |   |
|     A   DEMANDA DO SANTO GRAAL: UM MITO DE DISCURSO MEDIEVO  |        Camila Nascimento Lima Silva (UFMA) Thiago   Victor Araújo dos S. Nogueira (UFMA)  |   |
|     O MORRO DOS VENTOS UIVANTES   DE EMILY BONTË: UMA BREVE ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES   FEMININAS NO ROMANCE  |        Cristiane   Viana da Silva (UESPI)  |   |
|     A   CONCEPÇÃO DE MORTE EM HUMBERTO DE CAMPOS  |        Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA) Veronice da Silva Ramos (UFMA) Carla   Xavier Costa (UFMA)  |   |
|     "O ANTILIRISMO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO:   A PALAVRA CONCRETA EM O CÃO SEM PLUMAS"  |        Ana Karolina Nascimento dos Santos (UFMA) Priscila   Fernanda Gomes da Silva (UFMA)  |   |
|     SALA 5 – FACULDADE DE LETRAS  |        NIETZSCHE   E A LITERATURA  |        Lucas   de Jesus Santos (UFBA)  |   
|     CRÍTICA   E SUBJETIVIDADE  |        Fernando   Marinho Ferreira (UFG)  |   |
|     CRÍTICA   LITERÁRIA: ENTRE CIÊNCIA E ARTE  |        Pauliany   Martins (UFG)  |   |
|     APONTAMENTOS   PARA UMA POÉTICA DA VOZ  |        Olliver   Robson Mariano Rosa (UFG)  |   |
|     DA   ANTIGUIDADE À MODERNIDADE: O HERÓI TRÁGICO E SUA JORNADA  |        Reinaldo   Silva Santana (UFPA)  |   |
|     NOVE   NOITES: UM ROMANCE CONSTRUÍDO A PARTIR DE MEMÓRIAS  |        Ana Paula Gomes Avelar (UEMA) Jamilly Katarina Fonseca Silva (UEMA) Kassianne Mendes Silva (UEMA) Lyzandra   de Lima Costa (UEMA)  |   |
|     OBSERVAÇÃO AMOROSA: A PERSPECTIVA AMOROSA E   ÍNTIMA EM FERMINA DAZA, DE O AMOR NOS   TEMPOS DO CÓLERA  |        Marina   Franciele Silva Stoeberl (UFPR)  |   |
|     LITERATURA   E PSICANÁLISE  |        Thayná   Pereira Lima (UEMA)  |   |
|     CRÍTICA   LITERÁRIA: A ARTE DE INTERPRETAR UMA OBRA  |        Lázaro Eduardo Leal (UFG) Rafaela Gonçalves (UFG) Carmem   Lúcia Ferreira da Luz (UFG)  |   |
|     SALA 6 – FACULDADE DE LETRAS  |        PRESIDENTE   LULA E O ETHOS NA ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE  |        Dayara Rosa Silva (UFG) Juliana   Candido Queroz (UFG)  |   
|     A   FORMAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM MATÉRIAS DA REVISTA VEJA  |        José   Eduardo Mendonça Umbelino Filho (UFG)  |   |
|     UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO CAMPONÊS   PITIANGA: SUJEITO DE MUITAS PALAVRAS  |        Odália   Bispo de Souza (UNIFAN/UFG)  |   |
|     DOMINGOS   VIEIRA FILHO E A FRASEOLOGIA NO FALAR MARANHENSE  |        Edson   Lemos Pereira (UFMA)  |   |
|     ANÁLISE   DA ESTRUTURA IRÔNICA SOR JUANINA NA CARTA EM RESPOSTA   A SOR FOLOTEA  |        Ana   Clara Vieira Fernandes (UFC)  |   |
|     O USO DO INGLÊS EM PUBLICIDADES DE FESTAS NA   CIDADE DE CATALÃO-GO: DISCURSO, MÍDIA   E IDENTIDADE  |        Schneider   Pereira Caixeta (UFG)  |   |
|     DE   MISERÁVEL À HEROÍNA: AS ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO NO NOVO JORNALISMO  |        Maria   Eduarda Araújo (UFPE)  |   |
|     PLÁGIO   – CIRCULAÇÃO NA MÍDIA E SEUS EFEITOS  |        Wilson   Ricardo Barbosa dos Santos (UFSCar)  |   |
|     ENTENDENDO   ANÁFORAS: A NOÇÃO DE REFERÊNCIA E SEUS USOS  |        Vanessa SIlva de Lima (UFPE) Vinícius   Nicéas do Nascimento (UFPE)  |   |
|     SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS  |        UMA ANÁLISE DE UMA DIFICULDADE DE PRODUÇÃO DE UM   SEGMENTO SONORO SOB O OLHAR DA FONÉTICA ACÚSTICA – ARTICULATÓRIA  |        Patrícia Gomes Aguiar (UFT)  |   
|     FONÉTICA DO FRANCÊS NO ENSINO DA   LÍNGUA FRANCESA PARA BRASILEIROS  |        Witallo da Cruz Fontineles (UFC)  |   |
|     ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES   PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA  |        Carla Luana Santos Souza (UNEB) Nadia de Jesus Santos (UNEB)  |   |
|     A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM: UM OLHAR   VOLTADO PRA DARWIN E LAMARCK  |        Cecília Andrade Ribeiro (UFG) Deylla Garcia Manjela (UFG)  |   |
|     PROJETO AMPER: RECURSOS PARA O ESTUDO   DA VARIAÇÃO PROSÓDICA EM MINAS GERAIS  |        Vanessa Pinha (UFMG)  |   |
|     TRAÇOS DE ORALIDADE EM TEXTOS PRODUZIDOS POR   CRIANÇAS EM FASE DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA  |        Vanessa Raquel da C. Furtado   (UFPI/UESPI)  |   |
|     A RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA COMO ESTRATÉGIA   ARGUMENTATIVA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS NOS GÊNEROS NOTÍCIA E   ARTIGO DE OPINIÃO  |        Amanda Beatriz de Araújo Sousa   (UESPI)  |   |
|     SENTIDO, METALINGUAGEM E CIÊNCIA EM   GREIMAS  |        Paulo Henrique do Espirito Santo   Nestor (UFG)  |   |
|     VARIAÇÃO   LINGUÍSTICA NOS ITENS LEXICAIS DA LIBRAS  |        Anna Carolina Ribeiro Freitas (UFG) Sara Stéphanie Ribas Cortez (UFG) Vânia   Gomes Bandeira (UFG)  |   |
|     |        Siene   Sasha Ferreira Gomes (UESPI)  |   |
|     AS MULHERES NA LITERATURA ERÓTICA: UMA VISÃO   ACERCA DA SEXUALIDADE FEMININA NA POESIA   BRASILEIRA  |        Jorge   Lucas Ferreira Caldas (UEMA)  |   |
|     A   ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS  |        Anderson   Amaral de Oliveira (UFSM)  |   |
|     AS   NOVAS TÉCNICAS DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA  |        Mara   Rubia Araujo de Lima (PUC-GO)  |   |
|     PERFIL   PSICOLÓGICO DE HAMLET E OFÉLIA: A LOUCURA DISSIMULADA E A LOUCURA REAL  |        Letícia   Maria da Silva Arruda (UNIFAN)  |   |
|     LINGUAGEM   POÉTICA E PERFORMATIVA EM MANOEL BUENO BRITO E DELERMANDO VIEIRA  |        Patrícia   Lelis Alves Dias Guerreiro (PUC-GO)  |   |
|     APROXIMAÇÕES   ENTRE LITERATURA E PSICANÁLISE NO ROMANCE "OS IRMÃOS KARAMÁZOV  |        Cristiane Fernandes da Silva (UFG) Keren Bernardino Tassoni (UFG) Neire   Márzia Rincon (UFG)  |   |
|     PLEXOS:   AMOR, EROTISMO E METAFÍSICA NA OBRA 'O AMOR NATURAL'  |        Renan   Michel Silva da Silva (UFPA)  |   |
|     O   EROTISMO ROMÂNTICO NA POESIA DE CASTRO ALVES  |        Isadora   Massad Giani Pinheiro (UFG)  |   |
|     SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS  |        A   GÍRIA NOS QUADRINHOS INFANTIS  |        Lorena   Araújo de Oliveira Borges (UFG)  |   
|     A ESTRUTUTURA DOS QUADRINHOS E A SUA RELEVÂNCIA   PARA AS ARTIVIDADES PEDAGÓGICAS   DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL  |        Paulo Rafael Bezerra Cardoso (IFPA) Cláudio   Madeira de Sousa (IFPA)  |   |
|     AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO/APRENDIZADO   CRÍTICO E REFLEXIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA  |        Mayara   Barbosa Tavares (UFG)  |   |
|     O   GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: APLICAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS  |        Tairine   Queiroz de Souza Lima (UFG)  |   |
|     O ESPAÇO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA   PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS PARÂMETROS?  |        João Paulo dos Santos de Andrade (UFPB) Alex   Feitosa Oliveira (UFS)  |   |
|     FORMAÇÕES DISCURSIVAS: ANÁLISE DE UM LIVRO   DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO   FUNDAMENTAL  |        Célia   Márcia Gonçalves Nunes Lobo (UFG)  |   |
|     PRODUÇÃO   TEXTUAL ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE  |        Luciana   Cozza Rodrigues (FURG)  |   |
|     ENSINO   DE LITERATURA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA  |        Maria   do Socorro Cardoso da Silva (UFPI)  |   |
|     BRINQUEDOTECA:   LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL  |        Ana Paula Clemente dos Santos (UEPB) Jáder   Vangelis de Lima Lopes (UEPB)  |   |
|     SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS  |        LEI 10.639: CRITICAS A SUA ATUAL   EFETIVAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES AO AMBIENTE ESCOLAR  |        Maria Cristhiane Alves Estevão (UFPB)  |   
|     AS DIFICULDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA   AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS   DE SÃO LUÍS-MA: REFORÇANDO A LEI Nº 10639/03  |        Lílian Gomes Silva (UNICEUMA)  |   |
|     A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS NA FORMAÇÃO   DA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA  |        Jussara Sousa Almeida (UnB) Alice Soares Pessoa (UnB)  |   |
|     OAPO EMOPINIM XENEOPE: PRODUÇÃO DE   LITERATURA INDÍGENA  |        Alexandra Borba (UFPA) Elizabeth Viana (UFPA)  |   |
|     UM APARATO DA SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS   INDÍGENAS NO BRASIL  |        Adriane Maciel Moura (UFPA) Renan Roberto Louchard Leal (UFPA)  |   |
|     IDEOLOGIA E INTERTEXTUALIDADE NO   ENSINO COM GÊNEROS  |        Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco   (UEPA)  |   |
|     AS DIFERENÇAS DO ENSINO BRASILEIRO E DO ENSINO   URUGUAIO NA FRONTEIRA - UM ESTUDO DE CASO NO CHUÍ (BRASIL)/CHUY (URUGUAI)  |        Vanessa Acosta de   Azambuja (FURG)  |   |
|     SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS  |        DO   RETORNO DO MITO: APROXIMAÇÕES ENTRE IRACEMA E AVATAR  |        Rodrigo   Vieira Ávila de Agrela (UFC)  |   
|     A   PRESENÇA DO MITO DO PARAÍSO NA OBRA FILMICA AVATAR  |        Ariana   Carla Barbosa da Silva (UNEB)  |   |
|     ENSAIO   SOBRE A CEGUEIRA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO  |        Débora   Siqueira de Andrade (UFV)  |   |
|     UMA CERTA NOVA TENDÊNCIA: A LOCALIZAÇÃO DA   CINEFILIA E DA CRÍTICA DE CINEMA NAS NOVAS   MÍDIAS  |        Fabrício   Cordeiro dos Santos (UFG)  |   |
|     A   ANGELOLOGIA DE BLOOM NO CINEMA HOLLYWOODIANO  |        Gismair   Martins Teixeira (UFG)  |   |
|     O   SANGUE HUMANO E OS CULLEN – A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE TWILIGHT  |        Talles   Henrique Lima (UFG)  |   |
|     CINEMA NACIONAL: PRODUCÕES A PARTIR DA LITERATURA   BRASILEIRA E SUAS POSSIBILIDADES   EDUCATIVAS  |        Elysmila   Ferreira Marques (UEMA)  |   |
|     A   TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM O MATADOR  |        Aliny Silva Portela (UFC) Jéssica   Gabrielle de Menezes Lima (UFC)  |   |
|     IDENTIDADE E IMAGINÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA   SUBJETIVIDADE FEMININA NO FILME "AS HORAS"  |        Cristhefany   Buozi Girotti (UFG)  |   |
|     SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS  |        LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE INGLÊS   NA ALFABETIZAÇÃO  |        Silvana Laurenço Lima (UFG)  |   
|     A COERÊNCIA E A COESÃO NO PROCESSO AQUISITIVO DA   NORMA CULTA: PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NUMA ESCOLA   PÚBLICA LUDOVICENSE  |        Eduardo Victor Lopes Cunha (UFMA) Sandra Raimunda Ewerton (UFMA)  |   |
|     A LEITURA COMO INSTRUMENTO CONTRA A DESIGUALDADE   SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO CONEXÕES DE SABERES EM FORTALEZA  |        Maria Cláudia Vicente da Costa (UFC) Ana Keully Pereira Bezerra (UFC) Ana Caroliny da Silva Santos (UFC)  |   |
|     EM TORNO DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA: CONCEPÇÕES DE   LEITURA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO   FUNDAMENTAL  |        Karliene Ferreira da Silva (UFMA)  |   |
|     CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS PRÁTICAS   DE ENSINO NO LIVRO DIDÁTICO  |        Leila Suely da Costa Arnaud (UFPA)  |   |
|     A IMPORTÂNCIA DE SE PREOCUPAR COM A   FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS  |        Sandra Jardim de Menezes Ferreira   (UEG)  |   |
|     HIPERTEXTO: NOVAS FORMAS DE   EXPLORAÇÃO DA LEITURA  |        Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI) Daniel Silva Barbosa (UESPI)  |   |
|     LIVRO   DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER  |        Priscila Sousa (UFSC) Natássia   Alano (UFSC)  |   |
|     SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS  |        DENTRO   DO ATELIÊ: O EROTISMO EM UM CRIME DELICADO  |        Fernando   Bernadelli dos Santos (UFU)  |   
|     VINÍCIUS   DE MORAES: TRADIÇÕES E RUPTURAS NA POESIA MODERNA  |        Cleyton   de Sousa Braga (UEMA/UFMA)  |   |
|     POESIA   LÍRICA CONTEMPORÂNEA: ANACRONISMO E PLURALIDADE POÉTICA  |        Junior   César Ferreira de Castro (UFG)  |   |
|     DIÁLOGOS   ENTRE POESIA E HISTÓRIA: (DES)CONSTRUÇÕES  |        Priscila   Tenório (UFAL)  |   |
|     MUSICALIDADE,   FORMA E EXTENSÃO NA POESIA LÍRICA DE DORA FERREIRA DA SILVA  |        Tauana   Maira Lino de Souza Estevão (UFG)  |   |
|     AS   FACES DO AMOR NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA  |        Thayara   Rodrigues Pinheiro (UFMA)  |   |
|     AS METÁFORAS   CONCEITUAIS NA POESIA DE AUTORES DA ESCOLA ROMANTICA BRASILEIRA  |        Marcos   Helam Alves da Silva (UESPI)  |   |
|     UM   OLHAR SOBRE A TRADIÇÃO NOS POEMAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE  |        Miliana   Mariano da Silva (UFG)  |   |
|     O ENGAJAMENTO DE UM EU POÉTICO NO POEMA MUNDO GRANDE DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE  |        Fernando   Bernadelli dos Santos (UFU)  |   |
|     SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS  |        TRADUÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA NOVA   PERSPECTIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM  |        Wallysson Rodrigo Silva dos Santos   (UFMA)  |   
|     A (DES)MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DE   INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA  |        Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)  |   |
|     A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL DE   PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA  |        Fabrício Cordeiro dos Santos (UFG)  |   |
|     A PROBLEMATIZAÇÃO DE RELAÇÕES DE GÊNERO:   VISLUMBRANDO POSSIBILIDADES DE ENSINO CRÍTICO EM TURMAS DE NÍVEIS INICIAIS   DE LÍNGUA INGLESA  |        Luciana Rezende Fernandes (UFG)  |   |
|     NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO   INICIAL: SUAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E SUA IDENTIDADE GAY  |        Hélvio Frank de Oliveira (UEG/UFG)  |   |
|     CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE FUTUROS PROFESSORES DE   LÍNGUAS SOBRE A "REFLEXÃO CRÍTICA" NA FORMAÇÃO INICIAL  |        Morganny Ribeiro (UEG)  |   |
|     “O ENSINO CRÍTICO ME DEU VOZ”: DESCOLONIZANDO A   FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LE/INGLÊS NO BRASIL  |        Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG)  |   |
|     COMO PRODUZIR MATERIAS PARA O ENSINO   DE LINGUA ESTRANGEIRA  |        Juliana Coelho da Costa (UEMA) Karla Arraias Silva (UEMA)  |   |
|     O USO DA WEB PARA A OTIMIZAÇÃO DO   ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA  |        Paulo André Lucena Alves (UFC)  |   |
|     SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS  |        A   EXCLUSÃO SOCIAL EM “O SOLDADINHO DE CHUMBO”  |        Maria   Angélica Gonçalves de Farias (UNEB)  |   
|     IDENTIDADE NEGRA: QUAIS SUAS   ABORDAGENS NA LITERATURA BRASILEIRA?  |        Maria Dielle Reis dos Santos (UNEB) Ana Paula   de Jesus Santos (UNEB)  |   |
|     IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAIS:   RAMIFICAÇÕES QUE SE TANGENCIAM  |        Renatha Choairy (UnB)  |   |
|     A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AMAZÔNICA NA   PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA  |        Ildiane Silva Rodrigues (UFPA)  |   |
|     COMO DOCUMENTAR LÍNGUAS E CULTURAS   INDÍGENAS POR MEIOS DIGITAIS  |        Camille Miranda (UFPA)  |   |
|     A SUBMISSÃO DA MULHER NEGRA: UMA ANÁLISE   COMPARATIVA ENTRE “IN LOVE ANDE TROUBLE” DE ALICE WALKER E “CLARA DOS   ANJOS” DE LIMA BARRETO  |        Matheus Oliveira de Moraes (UNEB)  |   |
|     A TEMÁTICA DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE   REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA FEMININA NA LITERATURA ANGOLANA  |        Franciane Conceição da Silva (UESC)  |   |
|     “MARIA   CORA”, DE MACHADO DE ASSIS: REMANESCÊNCIAS MEDIEVAIS  |        Yashmin   Michelle Ribeiro de Araújo (UFC)  |   |
|     SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS  |        A INTEGRAÇÃO DOS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICOS COM   OS SABERES PEDAGÓGICOS: A VISÃO DO PROFESSOR LICENCIADO – ESTUDO REALIZADO NO   CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – UFMT  |        Daniel Leite Almeida (UFMT)  |   
|     REPRESENTAÇÕES DO CORPO-ALUNO: NORMA,   PROMESSA E REBELDIA  |        Alita Carvalho Miranda Paraguassú   (UFG)  |   |
|     DIAGNÓSTICO DO GRAU DE MATURIDADE DOS   ALUNOS DA 8ª SÉRIE  |        Francisca Elaine Sousa Marinho (UFPA)  |   |
|     “O FENÔMENO BULLING” O QUE É? COMO   PREVENI-LO?  |        Nayane Silva Santos (UFS) Ranielly de Almeida Lima (UFS)  |   |
|     O PEQUENO PRÍNCIPE, UMA METODOLOGIA DE ENSINO   PARA SURDOS, COM BASE NO ENSINO FORMAL EM SEGUNDA LÍNGUA  |        Ramon Mota (UnB) Isabel Reis (UnB)  |   |
|     “TÔ CORRENDO” DE EXPRESSÕES   IDIOMÁTICAS: UM ENSINO EPILINGUÍSTICO PARA SURDOS  |        Ramon Mota (UnB)  |   |
|     A INTERLÍNGUA COMO SUPORTE PARA O PLANEJAMENTO DE   ENSINO E AVALIAÇÃO DO TEXTO SURDO  |        Cristina Bianchi (UnB) Edimilson Barbosa (UnB) Juliana Gessi (UNESP)  |   |
|     ENSINO   BILÍNGUE: DIREITO DO ALUNO SURDO  |        Rogério da Silva Marques (UFU) Carla   Medeiros Dias (UFU)  |   |
|     SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS  |        A   PROSA CORDELISTA DE OLNEY SÃO PAULO EM ABC DO ENFORCADO  |        Juliana   Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)  |   
|     REFLEXOS   DAS NARRATIVAS ORAIS QUE VÃO ALÉM DAS FRONTEIRAS ENTRE BRASIL E PERU  |        Bithian   Mota da Cruz (UFPA)  |   |
|     ENTRE O CLÁSSICO E O POPULAR: A INFLUÊNCIA E A   INTERSECÇÃO ENTRE OS MITOS CLÁSSICOS E OS POPULARES NA OBRA   GURIATÃ: UM CORDEL PARA MENINO  |        Diogenes Jones Cysneiros (UFPE) Eloany Homobono dos Santos (UEAP)  |   |
|     O INSÓLITO NAS NARRATIVAS FICCIONAIS  |        Lívia Rodrigues Barbosa (UEG) Ivani Peixoto dos Santos (UEG)  |   |
|     UMA ANÁLISE DO ESCADA SEM   "BEIJINHO-BEIJINHO, PAU-PAU!"  |        Luís Octávio Rogens de Melo Alves   (UNIFESP)  |   |
|     OS TRÊS ALENCARES PRESENTES EM APENAS   UM  |        Rodrigo Damacena Alves (UFG)  |   |
|     DO CHAMADO DESCOBRIMENTO À MODERNIDADE: A   CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL NA LITERATURA BRASILEIRA  |        Paullina Lígia Silva Carvalho (UEPB) Patrícia Chagas de Sousa (UEPB)  |   |
|     O   POEMA ÉPICO E O ROMANCE  |        Denise   Freire Ventura (UFG)  |   |
|     LITERATURA   E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA OBRA A BALAIADA DE VIRIATO CORREIA  |        Renata Costa dos Santos (UFMA) Aline Pereira Frazão (UFMA) Tatiana   Cunha do Nascimento (UFMA)  |   |
|     MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS  |        ATITUDES LINGUÍSTICAS E VARIAÇÃO DAS VOGAIS   MÉDIAS PRETÔNICAS NO FALAR MARABAENSE  |        Ronan Lucas de Oliveira (UFG)  |   
|     VOCALISMO E CONSONANTISMO: UM ESTUDO SOBRE O   SISTEMA LINGUÍSTICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CIPOAL DOS   PRETOS  |        Monique Souza Silva (UEMA)  |   |
|     OS SONS DO WAYAMPI: UMA ABORDAGEM   ACÚSTICA PRELIMINAR  |        Fabíola Azevedo Baraúna (UFPA)  |   |
|     DEMONSTRATIVOS E O SISTEMA BINÁRIO:   DADOS DIACRÔNICOS DE HELVÉCIA E CINZENTO  |        Ramon Arend Paranhos (UFBA)  |   |
|     A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA   VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E ANÁLISE EMPÍRICA  |        Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA) Raimundo Silva Neto (UEPA)  |   |
|     ATLAS PROSÓDICO MULTIMÉDIA DO PORTUGUÊS DO NORTE   DO BRASIL – AMPER-POR: VARIEDADE LINGÜÍSTICA DA ZONA RURAL   DE BELÉM (PA)  |        Amanda Ariana Silva da Silva (UFPA) Camila Roberta dos Santos Brito   (UFPA)  |   |
|     A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DOS JOVENS: UM   ESTUDO DE CASO ACERCA DO USO DAS GÍRIAS  |        Anderson Ribeiro Dias (UEPA)  |   |
|     LINGUÍSTICA HISTÓRICA: DESCOBRINDO AS   MUDANÇAS HISTÓRICAS DE UMA LÍNGUA  |        Alana Samara Melo Neves (UFPA)  |   |
|     ORAÇÕES ADVERBIAIS MODAIS: UMA CLASSE   QUE MERECE DESTAQUE  |        Tiago Moreira (PUC/PR)  |   |
|     SALA 33 (Sala de Reuniões – Piso inferior) – FACULDADE DE   LETRAS  |        DESCORTINANDO O LABIRINTO: O ESPAÇO E   O LUGAR NA NARRATIVA BORGIANA  |        Alessandro Barnabé Ferreira Santos   (UFMA)  |   
|     A ESPACIALIDADE NA CONTÍSTICA DE COLM   TÓIBÍN  |        Cícero Manzan Corsi (UFG)  |   |
|     O LABIRINTO PSICOLÓGICO NO CONTO   "WM" DE LYGIA FAGUNDES TELLES  |        Lucilene Canilha Ribeiro (FURG)  |   |
|     A DUALIDADE DO SER NO CONTO “WILLIAN   WILSON” DE EDGAR ALLAN POE  |        Junny Elly Eufrásio (UNIFAN) Lorenna Souza Oliveira (UNIFAN) Tatiane Gonçalves da Silveira   (UNIFAN)  |   |
|     O LADRÃO, DE MÁRIO DE ANDRADE,   INTERVINDO NAS RELAÇÕES SOCIAIS  |        Priscilla Cabral de Arruda (UFG)  |   |
|     CLARICE LISPECTOR E MIA COUTO EM UM DIÁLOGO   POSSÍVEL: ESTUDO COMPARATISTA ENTRE OS CONTOS “FELICIDADE CLANDESTINA” E   “O VIAJANTE CLANDESTINO”  |        José Roberto do Nascimento Junior   (UECE)  |   |
|     OLHARES ALÉM DE UMA TERRA DESCANSADA: UMA ANÁLISE   COMPARATIVA ENTRE DOIS CONTOS DE JHUMPA LAHIRI  |        Ranyane Melo Cláudio (UFPB)  |   |
|     TRAÇOS MELANCÓLICOS EM SONATA AO LUAR, DE BEETHOVEN E NO POEMA RETRATO, DE CECÍLIA MEIRELES  |        Gessyca Pereira da Silva (PUC GO)  |   |
|     |        |        |   
PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – 32º ENEL
MINICURSOS – 18 de julho (14h – 15h40min)
|     LOCAL  |        TRABALHO  |        PROPONENTE  |   
|     SALA 02 – FACULDADE DE LETRAS  |        Contribuições   Da Linguística Teórica Para O Ensino De Língua Portuguesa  |        Mirian Santos   de Cerqueira (UFG) Israel Elias   Trindades (UFG)  |   
|     SALA 03 – FACULDADE DE LETRAS  |        Os Desafios   Da Tradução E Interpretação Das Expressões Idiomáticas Em Língua Brasileira De Sinais  |        Joice da   Silva Rosa (UFSC/IF-GO) Lays da Silva   Rosa (UFSC/IF-GO) Márcia Matias dos Santos (UFSC/IF-GO)  |   
|     SALA 04 – FACULDADE DE LETRAS  |        A DIFUSÃO E O ENSINO DO SISTEMA Elis - ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS* *Minicurso realizado em dois dias.  |        Ana Cláudia   Teixeira Coelho (UFG) Fernanda   Bonfim Oliveira (UFG) Thiago Cardoso Aguiar (UFSC)  |   
|     SALA 05 – FACULDADE DE LETRAS  |        Cinema E Literatura: Tópicos De Estética E Semiótica  |        Lemuel da   Cruz Gandara (UFG) Paula Rayane de Sena Vaz (UFG)  |   
|     SALA 06 – FACULDADE DE LETRAS  |        Workshop Healthy Life Kids  |        Elaine   Andrade Calhau dos Reis (UNEB) Islene de Jesus Brito Pires (UNEB)  |   
|     SALA 07 – FACULDADE DE LETRAS  |        Estratégias Literárias Para A Educação Bilíngüe De Surdos  |        Jaspion Leone Rocha (UFG)  |   
|     SALA 08 – FACULDADE DE LETRAS  |        Língua Francesa: Primeiros Contatos  |        Nivia   Cristina Santos Gomes (UEFS) Hosana Kizzt da Cruz (UEFS)  |   
|     SALA 09 – FACULDADE DE LETRAS  |        Neoromantismo – O Romantismo Do Século XXI  |        Leandro Braga di Salvo (UFRJ / CEDERJ)  |   
|     SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS  |        A Crônica E O Conto No Livro Didático: De Uma Teoria A Outra  |        Rodrigo   Damacena Alves (UFG) Renato de   Oliveira Dering (UFV)  |   
|     SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS  |        Estratégias   Lúdicas E Jogos Educativos Em Aulas De Espanhol Como Língua Estrangeira  |        Yashmin   Michelle Ribeiro de Araujo Wadlia Araujo   Tavares  |   
|     SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS  |        Literatura E   Pintura: Uma Relação Dialógica Ao Longo Da História  |        Aline   Rafaelly Rodrigues Souza (UFAL) Simone Valéria de Araújo (UFAL)  |   
|     SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS  |        Lingua de Sinais Alemã* *Minicurso realizado em dois dias.  |        Liona Paulus (Pesquisadora Alemã)  |   
|     SALA 14 – FACULDADE DE LETRAS  |        A   Incorporação De Sujeitos Discursivos Distintos No Ato Da Interpretação De Língua Portuguesa/Língua Brasileira De Sinais   (Lp/Ls)  |        Diego   Mauricio Barbosa (UFSC) Silvana   Aguiar dos Santos (UFSC)  |   
|     SALA 15 – FACULDADE DE LETRAS  |        Introdução A   Libras: Uma Abordagem Dos Seus Aspectos Históricos, Legais, Linguísticos   E Seu Uso Prático  |        Messias Lima   Soares (Instituto Athenas / Faculdade Dom Bosco) Claudia   Regina Alves Rodrigues (UEMA)  |   
|     SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS  |        Panorama   Sobre O Cinema Asiático Contemporâneo  |        João Daniel   Guimarães Oliveira (UEFS) Thiago Souza   Matos (UEFS)  |   
|     SALA 18 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Aprender a criar para ensinar melhor: elaborando   atividades para o ensino de português para surdos* *Minicurso realizado em dois dias.  |        Sandra Patrícia F. Nascimento (UnB) Juliana Gessi   (Unesp) Cristina   Bianchi (UnB)  |   
|     OFICINAS – 18 de julho (13h30min – 16h)  |   ||
|     SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS  |        O letramento de crianças surdas na abordagem bilíngüe  |        Edna   Misseno Pires (UFG)  |   
|     SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS  |        Iniciação a fotografia  |        Elizabeth Tavares Vianna (UFPA)  |   
|     SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS  |        A leitura e a escrita Braile, suas especificidades, seu   ensino  |        Jandira Azevedo da Silva (ALFA-GO)  |   
|     SALA 33 (Sala de reuniões – Piso Inferior) – FACULDADE DE   LETRAS  |        Jornal em sala de aula: multiplicidade de gêneros para   formação de leitores e escritores  |        Tiago Moreira (PUC-PR)  |   
|     SALA 43 (Sala do Mestrado – Piso inferior) – FACULDADE DE   LETRAS  |        Pornografia, erotismo e literatura  |        Witallo da Cruz Fontineles (UFC)  |   
|     MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS  |        Blog sobre a cultura hispânica  |        Julio Celso Duarte Vilamar (UFPA)  |   
|     SALA 07 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Linguagem teatral no aprendizado de línguas estrangeiras  |        Jorge Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA) Leonardo Rogério Reis Andrade (UFPA)  |   
|     SALA 10 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Juegos y bromas: profesores   y alumnos en búsquedade una nueva direcciónpara enseñaza – aprendizaje en   español  |        Fabíola Soares da Silva (UFPA)  |   
|     SALA 14 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Alfabetizar letrando: desafios e conquistas na Educação de   jovens e adultos  |        Rosiane Campos Rosa (UEFS)  |   
|     SALA 15 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Os gêneros textuais em sala de aula: como trabalhar com textos   publicitários  |        Franciane Conceição da Silva (UESC)  |   
|     SALA 17 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Técnicas de comunicação oral para profissionais de Letras  |        Myrian de Cássia Alves Conor (UFPA)  |   
|     SALA 19 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Ensino de língua portuguesa para surdos  |        Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA)  |   
|     SALA 20 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Leitura Dramática  |        Danila Laiana da Silva (UFG) Olliver Robson Mariano Rosa (UFG)  |   
|     SALA 21 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        O uso da música no ensino de LM e LE  |        Wadlia Araújo Tavares (UFC)  |   
|     SALA 22 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Do texto à tela: como trabalhar o cinema em sala de aula  |        Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)  |   
|     SALA 24 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Oficina de street   dance  |        Lennie   Aryete Dias Pereira Bertoque (UFG)  |   
|     AUDITÓRIO PRINCIPAL – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E   BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)  |        Tragédia Grega – Teoria e Prática  |        Luciano   Heidrich Bisol (UFRGS) Sabrina   Juliana Schneider (UFRGS)  |   
MINICURSOS – 19 de julho (14h – 16h)
|     LOCAL  |        TÍTULO DO TRABALHO  |        PROPONENTE (S)  |   
|     SALA 02 – FACULDADE DE LETRAS  |        Da Crônica Ao   Documentário: Uma (Re) Leitura De Eurico Alves Boaventura Sob O Foco Cinematográfico De Olney São Paulo  |        Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)  |   
|     SALA 03 – FACULDADE DE LETRAS  |        Como Resolver   Problemas Em Sala De Aula: Ensinando Professores A Aprender Juntos  |        Fernanda   Cardoso da Cunha Gomes (UEG) Ingra   Cristina Gomes Silvestre (UEG)  |   
|     SALA 04 – FACULDADE DE LETRAS  |        A DIFUSÃO E O ENSINO DO SISTEMA Elis - ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS* *Minicurso realizado em dois dias.  |        Ana Cláudia   Teixeira Coelho (UFG) Fernanda   Bonfim Oliveira (UFG) Thiago Cardoso Aguiar (UFSC)  |   
|     SALA 05 – FACULDADE DE LETRAS  |        Elis - Escrita da Lingua de Sinais  |        Thiago Aguiar (UFG)  |   
|     SALA 06 – FACULDADE DE LETRAS  |        Línguas Semíticas E Línguas Latinas: Um Breve Estudo Comparativo  |        Sergio Dario Costa Silva (Faculdade Anhanguera)  |   
|     SALA 07 – FACULDADE DE LETRAS  |        Literatura Pornográfica: Entre A Política E A Estética  |        Davi Santana   de Lara (UEFS) Ederval Fernandes Amorim (UEFS)  |   
|     SALA 08 – FACULDADE DE LETRAS  |        Elan Como Ferramenta De Transcrição Da Língua De Sinais  |        Karina Elis Christmann (UFSC)  |   
|     SALA 09 – FACULDADE DE LETRAS  |        Intercalação De Gêneros Do Discurso: Um Fenômeno Multifacetado  |        Arthur Ribeiro Costa e Silva (UEPA)  |   
|     SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS  |        Make War, Not   Lovecraft: As Diferentes Mídias De Leitura E Produção Textual No Horror Moderno  |        Bruno   Oliveira Tardin (UFV) Thales Moura Lima (UFV)  |   
|     SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS  |        Crenças E   Experiências No Ensino/Aprendizagem De Línguas Como Focos Da Linguística Aplicada  |        Hélvio Frank de Oliveira (UEG/UFG)  |   
|     SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS  |        Entre Fato E   Ficção: Perspectiva Histórico-Crítica Sobre A Crônica  |        Larissa Leal Neves (UEPA)  |   
|     SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS  |        Lingua de Sinais Alemã* *Minicurso realizado em dois dias.  |        Liona Paulus (Pesquisadora Alemã)  |   
|     SALA 14 – FACULDADE DE LETRAS  |        Da Teoria De Princípios E Parâmetros À Notação X-Barra  |        Manoel Bomfim   Pereira (UnB) Ramon Corrêa Mota (UnB)  |   
|     SALA 15 – FACULDADE DE LETRAS  |        Estratégias Lúdicas Para O Ensino De Libras Como Segunda Língua  |        Aline Silva   Moreira (UFG) Isabela   Sanches Oliveira (UFG) Katiane De   Almeida Mello (UFG) Kelly   Francisca da Silva Brito (UFG) Lucas Eduardo   Marques (UFG) Luíza Dorivê Antônio (UFG)  |   
|     SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS  |        A Renovação   Semântica Dos Textos Poéticos No Repertório Do Show Dentro Do Mar Tem Rio De Maria Bethânia  |        Wandersson Hidayck Silva (UFPE)  |   
|     SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS  |        Literatura Infanto-Juvenil E Formação De Leitores  |        Danilo Fernandes Sampaio de Souza (UNEB) Artur Pereira da Silva (UNEB)  |   
|     SALA 21 – FACULDADE DE LETRAS  |        Cultura Hispano-Americana Nas Aulas De Língua Espanhola  |        Ruan Carlos   Teles de Araújo (UFS) Thais São Pedro de Santana (UFS)  |   
|     SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS  |        A Relação Entre Pontuação E O Entendimento Do Texto  |        Moniki   Andrade Costa Lins (UFV) Silvia Maria Alves Jorge (UFV)  |   
|     SALA 33 (Sala de Reuniões) – FACULDADE DE LETRAS  |        Práticas De Letramento E A Oralidade Na Literatura De Cordel  |        Rafael da   Silva Queiroz (IFPA) Réginne Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA)  |   
|     SALA 43 (Sala do Mestrado – Piso inferior) – FACULDADE DE   LETRAS  |        Denotação Do Íntimo: Expressão Sexual E Erótica Em Específicas Obras   Literárias  |        Wellington   Freire Machado (FURG) Gláucia da   Silva Cosme (UFPEL) Carolina Veloso Costa (UNILA)  |   
|     MINIAUDITÓRIO (Piso superior) – FACULDADE DE LETRAS  |        Considerações   Metodológicas Sobre O Ensino De Português Como Língua Estrangeira: Um Olhar Sobre A Plataforma Tumblr  |        Carolina   Alvim Ferreira (UnB) Marcos Vinícius Ferreira Passos (UnB)  |   
|     SALA 07 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Interpretação De Língua De Sinais/Português: Conhecer, Compreender E   Propor  |        Ringo Bez de   Jesus (UFPR/UFSC) Silvana   Aguiar dos Santos (UFSC) Venicios Cassiano Linden (UFSC)  |   
|     SALA 10 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        A Formação Do Sistema Literário No Século Xix: O Caso Do Extremo Sul   Brasileiro  |        Artur Emilio Alarcon Vaz (FURG)  |   
|     SALA 14 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA (FACOMB)  |        Transgredindo   Metodologias Na Formação De Professores/As De Línguas: A Pesquisa Colaborativa  |        Marco Túlio de Urzêda Freitas (UFG)  |   
|     SALA 15 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Speaking At   Random: Alternativas Virtuais Para Um Ensino De Línguas Mais Significativo  |        Jesiel Soares Silva (UFG)  |   
|     SALA 17 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Libras: Uma   Análise Das Crenças E Mitos Que Permeiam A Formação Inicial Dos Professores De Letras  |        Ana Luisa   Borba Gediel (UFV) Débora Siqueira de Andrade (UFV)  |   
|     SALA 18 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Aprender a criar para ensinar melhor: elaborando   atividades para o ensino de português para surdos* *Minicurso realizado em dois dias.  |        Sandra Patrícia F. Nascimento (UnB) Juliana Gessi   (Unesp) Cristina   Bianchi (UnB)  |   
|     SALA 19 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Gêneros Do Discurso: Tema, Estilo E Composição  |        Patricia   Verônica Moreira (UFG) Paulo   Henrique E. S. Nestor (UFG) Raquel   Queiroz de Almeida (UFG)  |   
|     SALA 20 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Revisão E   Editoração De Textos: Mercado Profissional E Fundamentos Metodológicos  |        Sandra Borges (UFG)  |   
|     SALA 21 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        A Ressemantização No Espaço Humorístico Televisivo Brasileiro  |        Everaldo dos   Santos Almeida (FAMA)  |   
|     SALA 22 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Inglês Para   Iniciantes  |        Hosana Kizzt   da Cruz (UEFS) Nivia   Cristina Santos Gomes (UEFS)  |   
|     SALA 24 – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA   (FACOMB)  |        Trocando Experiências Sobre O Ensino Crítico Nas Aulas De Língua   Estrangeira  |        Leanna   Evanesa Rosa (UFG) Luciana   Rezende Fernandes (UFG) Regiane de   Jesus Costa (UFG)  |   
Para mesa de Abertura do 32º ENEL temos confirmadas as presenças de:
Prof. Dr. José Luiz Fiorin, um renomado professor e linguista brasileiro, é um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso, com centenas de publicações nessas áreas. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), defendeu mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, (Paris, França), (1983-1984) e na Universidade de Bucareste, (Bucareste, Romênia), (1991-1992). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo.
Prof. Dr. Edward Madureira Brasil é um Engenheiro Agronômo, professor universitário e atual reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Formado em 1984 pela Escola de Agronomia da UFG, cursou mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas nessa mesma unidade. Após trabalhar como pesquisador em uma empresa privada, ingressou na carreira docente na UFG, por concurso público, em 1994, atuando na graduação e pesquisa. Com a conclusão do doutorado, em 1998, passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, ministrando disciplinas e orientando teses e dissertações. Atualmente, participa de vários projetos de pesquisa e de extensão. Iniciou a carreira administrativa na coordenação de estágios do curso de Agronomia em 1995, e foi coordenador desse curso no período de 1996 a 1998. Eleito diretor da Escola, em 1998, reeleito para um segundo mandato em 2002. Nestas funções, além de participar ativamente dos Conselhos Superiores, atuou na difusão do conhecimento, projetando a UFG no cenário regional e nacional. Foi eleito reitor da UFG em 2005 e reeleito em 2009.
Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo é Doutor



